ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Decisão que obriga volta da coleta era esperada pelo município, diz secretário

Ricardo Campos Jr. | 13/09/2015 13:51

O secretário de Governo da Capital, Paulo Pedra (PDT), afirma que a prefeitura tinha boa expectativa com relação ao processo que resultou em liminar obrigando a Solurb a retomar a coleta de lixo nos hospitais em quatro horas. Caso a ordem seja descumprida, a multa será de R$ 30 mil para cada hora de atraso na coleta. O juiz determina também o uso de força policial, caso haja necessidade.

“Foi uma irresponsabilidade da empresa deixar de fazer esse tipo de coleta. A greve não é dos funcionários, mas motivada pelo grupo financeiro da Solurb, que mandava na cidade há 20 anos”, afirma o pedetista.

A sentença foi emitida pelo juiz plantonista Maurício Petrauski e também atinge o STEAC/MS (Sindicato dos Trabalhadores em Asseio e Conservação de Mato Grosso do Sul).

Os trabalhadores estão em greve deste o dia 9 de setembro por conta de atraso no pagamento. Nas contas da prefeitura, já são 38 toneladas amontoadas pela cidade. A concessionária diz não ter dinheiro para depositar os vencimentos, pois o último repasse feito pelo poder público foi referente ao mês de maio.

A companhia afirma também que tem direito a pelo menos R$ 24 milhões em repasses atrasados e despesas assumidas pela empresa e não ressarcidas pelo município.

Alcides Bernal (PP), prefeito da Capital, considera a atitude da Solurb um boicote, já que a situação é problemática desde janeiro e a empresa resolveu cobrar a cidade somente após o afastamento de Gilmar Olarte (PP).

Bernal chegou a tentar acordo com a empresa para que ela retomasse o serviço, mas diante da negativa, o município montou uma força tarefa para recolher a sujeira. Atuam na frente de trabalho cerca de 400 homens, 22 caminhões caçambas, sete pás carregadeiras, além de mais 50 catadores de recicláveis que se juntaram voluntariamente para ajudar na limpeza.

O Campo Grande News tentou contato com a Solurb e com o STEAC/MS, mas não obteve retorno das entidades até a publicação desta reportagem.

Nos siga no Google Notícias