ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Defeito no equipamento, interrompe videomonitaramento no Los Angeles

Flávio Paes | 27/10/2015 18:51
Central de  Monitoramento não está funcionando (Foto:Arquivo)
Central de Monitoramento não está funcionando (Foto:Arquivo)

Seis meses depois de iniciado o videomonitaramento no Bairro Los Angeles, o serviço foi suspenso há 20 dias porque o equipamento apresentou problemas e o conserto depende do processo de licitação em andamento na Secretaria de Administração.

Segundo o comandante do Policiamento Metropolitano da Capital, coronel Ovelar, os computadores de recepção e gravação das imagens das 25 câmeras instaladas na região apresentaram problemas, depois que queimou o sistema de refrigeração da central, instalada num ônibus adaptado. O ônibus fica estacionado em frente da base da Polícia Militar no Los Angeles.

De acordo com o oficial, mesmo sem o funcionamento da central, a Polícia Militar está mantendo o trabalho de policiamento preventivo e repressivo, com duas motocicletas e uma viatura.
As equipes atuam exclusivamente num perímetro que tem como polo o Los Angeles mas abrange outros 19 bairros marcados pela violência gerada a partir do tráfico de drogas. “ O trabalho tem produzido bons resultados. O índice de criminalidade na região caiu”, assegura.

Ainda assim, a violência não tem dado trégua. No domingo passado, por exemplo, exatamente sob uma das câmeras (que não estão funcionando ) num poste da rede de energia na a Avenida dos Cafezais foi morto Anderson Filiu Silva, 21 anos. A família tinha esperança de que as imagens pudessem ajudar a polícia na prisão do assassino.

Testemunhas contaram que dois homens, usando capacetes, armados com revólveres, disparando em direção a Anderson, atingiram o rapaz na cabeça , além de ferir Naiyara Cristina Gomes Correa, 22, nas costas. Anderson era o principal suspeito da morte do adolescente Marcos Vinícius da Silva Barbosa, 17 anos, no dia 2 de janeiro de 2014,  no Jardim Novo Século. Marcelo Neves, 34, e Antônio Marcos Ferreira Chaves, 33, são acusados de participar do crime.

Projeto

O sistema de videomonitoramento abrange bairros ao redor do Los Angeles, como o Bálsamo, das Meninas, Uirapuru, Centro-Oeste, Canguru, Vespasiano Martins e Mário Covas. Tem um alcance de cinco mil km² .
O projeto foi financiado pelo Governo Federal, que investiu R$ 2,2 milhões na aquisição dos equipamentos; um ônibus adaptado para funcionar como central; além do treinamento de 60 policiais que se capacitaram para operar o sistema. Foram adquiridas também duas motocicletas e uma moto para os deslocamentos das guarnições. As câmeras deveriam estar funcionando desde junho de 2014.

Nos siga no Google Notícias