ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Defensoria dá 30 dias para Prefeitura tapar todos os buracos das ruas

Em caso de descumprimento da medida, o Executivo Municipal será acionado na Justiça

Mayara Bueno | 15/03/2016 09:36
Buracos no asfalto existem em muitas vias da cidade. (Foto: Arquivo)
Buracos no asfalto existem em muitas vias da cidade. (Foto: Arquivo)

A Prefeitura de Campo Grande terá 30 dias para tapar todos os buracos do asfalto. Isto é o que prevê procedimento aberto pela DPE (Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul) depois de inúmeras reclamações, a maioria de motoristas, sobre os estragos provocados nos veículos.

De acordo com o defensor Amarildo Cabral, a Prefeitura será notificada até a quarta-feira (16), e a partir disso terá 30 dias para cumprir a medida. Caso não seja atendida, a Defensoria entrará com uma ação na Justiça, determinando seu atendimento, com a previsão de multa de R$ 10 mil por cada dia de não cumprimento.

Problemas como pneus furados e até acidentes causados pelo desvio de buraco foram motivos para a instauração do procedimento. Segundo o defensor, que não tem o levantamento preciso de quantas reclamações já chegaram, a intenção é também saber se a Prefeitura tem e qual é o planejamento para o reparo do asfalto.

Além disso, pedirá ao Executivo Municipal informações sobre a situação da parceria com o Exército para o recapeamento das ruas de Campo Grande. “Sabemos que com eles (Exército) é mais barato e de mais qualidade. Precisamos saber como está o processo, porque todo ano a situação dos buracos é a mesma”, disse.

O procedimento chamado de “apuração preliminar” foi publicado no Diário Oficial do Estado, desta terça-feira. O objeto é a instauração de “investigação denominada ‘tapa-buraco’, tendo por objeto reclamações quanto à ausência/insuficiência de manutenção das vias públicas urbanas em Campo Grande”.

Segundo a portaria, as vias apresentam número bastante acentuado de buracos, “situação que vem causando danos de ordem moral e material à população”.

No início do ano, o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), havia dito que, se o tempo colaborasse, concluiria o reparo no asfalto em 1 mês. Logo após ter reassumido o Paço Municipal, em agosto passado, o prefeito adotou um mutirão para tapar os buracos, mas mesmo assim, a quantidade deles pela cidade ainda é muito grande.

A Prefeitura da Capital foi procurada pela reportagem do Campo Grande News, e respondeu, por meio da assessoria de comunicação, que ainda não foi notificada. Qualquer posicionamento só será emitido depois disso.

Nos siga no Google Notícias