ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Defensoria estuda cobrar indenização do Estado por 22 anos de cárcere

Aline dos Santos e Edivaldo Bitencourt | 16/04/2015 08:56
Cira ficou mais de duas décadas em cárcere. (Foto: Marcos Ermínio)
Cira ficou mais de duas décadas em cárcere. (Foto: Marcos Ermínio)

A Defensoria Pública estuda pedir indenização ao Estado pelos 22 anos de cárcere de Cira da Silva, 46 anos, que faleceu no último dia 13. O drama da mulher e dos quatros filhos veio à tona em dezembro de 2013, quando o pedreiro Ângelo da Guarda Borges, 59 anos, foi preso acusado de manter toda a família em cárcere privado no bairro Aero Rancho, em Campo Grande.

De acordo com a defensora Graziele Dias Ocariz, que atua na área de proteção à mulher, a ação indenizatória contra o Estado pode ser proposta com base na falhas do serviço de atendimento à vítima de violência doméstica. Conforme a defensora, em mais de duas décadas a rede proteção não detectou a situação.

Os dados do processo sobre as denúncias de cárcere privado, lesões corporais, ameaça e maus tratos servem de subsídio para o pedido de indenização por danos morais e materiais.

A Defensoria depende da anuência da família de Cira para abrir a ação. Com a morte da mulher, que desfrutou 16 meses de liberdade, a guarda dos filhos devem ficar com a família materna. A defensora explica que Cira detinha a guarda definitiva dos filhos desde junho de 2014.

Ainda segundo ela, o pai não paga a pensão desde novembro do ano passado e há uma ação de cobrança em curso. Cira morreu em decorrência de um câncer, que se espalhou da perna para o restante do corpo. Também será analisado se há relação entre a doença e o tempo em que ela foi vítima de violência. A defensora não informou o valor do pedido de indenização e afirmou que a quantia é fixada por juiz.

Medo - Em dezembro de 2013, Cira e os filhos foram encontrados em uma casa de muros altos e sem infraestrutura básica, como banheiro. Com a chegada da PM (Polícia Militar), após pedido de uma agente de saúde, o relato foi de agressões e medo. Na ocasião, Cira resistiu a sair do local, pois tinha que fazer o almoço.

Resgatada, a família foi levada para um abrigo e depois para a casa do pai de Cira. O caso teve repercussão nacional, com entrevista para Ana Maria Braga, no programa Mais Você, da TV Globo.

Ângelo foi condenado a dois anos, nove meses e 10 dias de prisão no regime aberto. Em fevereiro, obteve o livramento condicional e pôde ir para casa. Recurso no TJ/MS(Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) tenta mudar a condenação inicial. Nesta semana, a reportagem entrou em contato com a defesa do pedreiro, mas a advogada não deu entrevista.

Nos siga no Google Notícias