ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Defensoria Pública faz mutirão para garantir certidão de nascimento a indígenas

Flávia Lima | 08/05/2015 08:02
Ação será realizada na aldeia urbana do bairro Jardim Noroeste. (Foto:Divulgação)
Ação será realizada na aldeia urbana do bairro Jardim Noroeste. (Foto:Divulgação)

Erradicar o sub-registro indígena. Com essa proposta a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul realiza neste sábado (9) um mutirão para resolver o problema da falta de certidão de nascimento na população indígena da Capital. A campanha acontecerá das 13 às 16 horas, na comunidade urbana, Aldeia Darcy Ribeiro, localizada no bairro Jardim Noroeste.

Esta é a primeira etapa do Termo de Cooperação Técnico e Institucional para a implementação do Projeto Sub-Registro Zero em Mato Grosso do Sul, idealizado pela Defensoria Pública e assinado em parceria com várias instituições.

Segundo o cacique da aldeia, Vânio Lara, são esperados pelo menos 200 moradores da região para regularizarem a falta do documento. Os defensores públicos realizarão os procedimentos necessários para o encaminhamento das documentações e, posteriormente, a entrega das certidões, além de realizar uma análise da situação dos sub-registros no local. Outros municípios e povos, como os ciganos e populações ribeirinhas, serão atendidos em futuras atividades.

A assinatura do acordo aconteceu no dia 19 de abril e conta com a parceria da Fundação Nacional do Índio (Funai), a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) em conjunto ao Comitê Gestor para a Erradicação do Sub-registro e acesso à Documentação Básica de Mato Grosso do Sul (Ceesrad-MS), a Subsecretaria de Políticas Públicas para a População Indígena do Estado e a Câmara de Vereadores de Campo Grande.

O sub-registro é o conjunto de nascimentos não registrados no próprio ano de nascimento ou no primeiro trimestre do ano subsequente. Mas de acordo com a Defensoria Pública, a definição não abrange todos os casos ainda não registradas ou que não tem em seu poder sua certidão de nascimento.

A falta de uma certidão de nascimento impede e dificulta o acesso aos benefícios sociais e serviços públicos, além de prejudicar os índices demográficos.

Nos siga no Google Notícias