ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Defesa Civil alerta para chuvas fortes e raio ultravioleta alto na capital

Edivaldo Bitencourt | 11/01/2014 10:20
Campo Grande ficará em alerta por quatro dias e poderá ter alagamentos (Foto: Marcos Ermínio)
Campo Grande ficará em alerta por quatro dias e poderá ter alagamentos (Foto: Marcos Ermínio)

A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil de Campo Grande emitiu alerta para o risco de chuvas fortes na cidade de hoje até terça-feira (14). O campo-grandense também deve redobrar os cuidados para os raios ultravioletas do sol, que estão no nível máximo.

De acordo com o coordenador municipal das ações de proteção do órgão, major Luidson Borges Tenório Noleto, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e a estação da Anhanguera Uniderp prevêem a ocorrência de chuva forte na cidade hoje, amanhã, segunda-feira e terça-feira.

No último sábado, o órgão recebeu o alerta e a chuva se confirmou. Foram 63,5 milímetros de água, que causaram alagamentos de ruas, residências e estabelecimentos comerciais em, pelo menos, 11 bairros.

Segundo o Inmet, o dia de hoje será de sol e chuvas na Capital, com a temperatura oscilando entre 20º C e 34º C. Amanhã, também há previsão de chuva à tarde e calor, com a máxima de 32º. Pode chover muito na segunda-feira, com os termômetros marcando entre 19º C e 30º C. Na terça, a previsão é a mesma, com chuva forte e calor de até 29º C.

Sol pode causar queimaduras e até câncer para quem não usar protetor solar, alerta Defesa Civil (Foto: Cleber Gellio)
Sol pode causar queimaduras e até câncer para quem não usar protetor solar, alerta Defesa Civil (Foto: Cleber Gellio)

Raios ultravioletas – Major Noleto também alerta para a alta radiação de raios ultravioletas, que está em nível máximo (14).

Ele recomenda que a população utilize filtro solar a cada duas horas de exposição ao sol. O nível de radiação é o tipo que pode causar queimaduras e câncer de pele. Segundo a Defesa Civil, o nível A pode causar até alteração celular.

“Aconselhamos que se evite a exposição ao sol das 11hs às 16hs, o uso do protetor solar bem como artigos de proteção como chapéu e óculos de sol adequados”, recomenda Noleto.

Interior – No interior, segundo o Inmet, também pode chover forte, principalmente, nas regiões sul, oeste e sudoeste. A temperatura deverá oscilar entre 19º C e 36º C.

Amanhã, chove no sul do Estado e os termômetros vão marcar entre 19º C e 34º C. Na segunda-feira, a chuva forte pode ocorrer em todas as regiões e o calor segue intenso, com máxima de 33º C. A situação se repete na quarta-feira, com máxima de 32º C.

Nos siga no Google Notícias