ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Defesa de acusado de matar Mayana tenta livrá-lo do júri popular

Nadyenka Castro | 29/04/2011 15:47

Pedido foi feito ao TJ/MS

Veículos foram parar no canteiro central da Afonso Pena e banco de concreto foi destruído. (Foto: Simão Nogueira)
Veículos foram parar no canteiro central da Afonso Pena e banco de concreto foi destruído. (Foto: Simão Nogueira)

A defesa de Anderson de Souza Moreno, acusado de matar Mayana de Almeida Duarte, em um acidente de trânsito, em Campo Grande, tenta livra-lo do júri popular, como quer o MPE (Ministério Público Estadual) e foi determinado pelo juiz Aluízio Pereira dos Santos, da 2ª Vara do Tribunal do Júri.

Para impedir que ele seja julgado pelo Conselho de Sentença, o advogado Coaraci Nogueira de Castilho impetrou Recurso em Sentido Estrito no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

O recurso se estende também a Willian Jhony de Souza Ferreira. Segundo a acusação, ele e Anderson disputavam um racha na avenida Afonso Pena que terminou na colisão com o Celta dirigido por Mayana, no cruzamento com a rua José Antônio.

O Celta foi atingido pelo Vectra conduzido por Anderson. Wiilian dirigia um Fiat Uno e não se envolveu diretamente no acidente porque seguia atrás do Vectra.

O advogado diz que a intenção é anular a sentença de pronúncia do magistrado e desqualificar o caso para homicídio culposo (sem intenção de matar).

Coaraci declara que “apesar dos fatos, ele [Anderson] não tinha intenção de matar”, e por isso pede a desqualificação do homicídio doloso (com intenção).

O advogado explica que as instâncias superiores - Superior Tribunal de Justiça, Supremo Tribunal Federal -, têm decidido que todo crime de acidente de trânsito é homicídio culposo.

Caso o TJ/MS acate o pedido da defesa, o processo sai do Tribunal do Júri e os acusados não vão a júri popular. Se for negado, fica mantido o julgamento no plenário do Tribunal do Júri.

Segundo o advogado, se for mantida a sentença de pronúncia a tese no júri continuará sendo a de que Anderson não tinha intenção de matar. “Eu vou provar que o que aconteceu foi uma fatalidade, apesar do passado dele”.

O caso- Testemunhas presenciais afirmaram à Justiça e a Polícia que Anderson e Willian disputavam um racha na via e que o Vectra passou no semáforo vermelho, resultando no acidente com o Celta de Mayana, em junho do ano passado.

O impacto entre os dois veículos foi tão forte que foram parar no canteiro central e um banco de concreto foi destruído.

Um amigo deles chegou a ser preso por ter mentido à Polícia e foi inicialmente processado, mas teve a ação suspensa após novas declarações em juízo.

William aguarda o julgamento em liberdade. Já Anderson está preso e teve a liberdade negada em primeiro e segundo grau.

Ele foi preso a pedido do MPE, após ter sido flagrado dirigindo sem habilitação (pois a mesma está apreendida devido ao acidente) e na contramão.

Antes do acidente com Mayana, ele já havia se envolvido em outro, quando adolescente, que também resultou em morte.

Nos siga no Google Notícias