ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Defesa de vítima de homofobia questiona punição para agressores

Aline dos Santos | 25/04/2011 12:40
Filho do prefeito de Costa Rica foi um dos agressores. (Foto: João Garrigó)
Filho do prefeito de Costa Rica foi um dos agressores. (Foto: João Garrigó)

A defesa do estudante de 21 anos que foi espancado devido à homofobia (aversão a homossexuais) questiona a punição aos agressores. O estudante de Artes Visuais foi espancado na madrugada do dia 15 de abril, em Campo Grande.

Os agressores foram identificados e enquadrados nos crimes de lesão corporal dolosa e injúria. Juntas, as penas somam um ano e seis meses de prisão. “É justo isso?”, questiona o advogado Robson Martins, que atua na defesa do estudante.

De acordo com ele, o jovem que estava junto com a vítima, e fugiu para escapar das agressões, vai denunciar os acusados por crime de injúria.

A iniciativa da defesa, que foi anunciada na semana passada e deve ser formalizada hoje, não deve mudar a punição aos acusados. O procedimento está sob segredo de justiça.

Dos quatro acusados, somente um teve o nome divulgado. Trata-se de André Baird, filho do prefeito de Costa Rica. A defesa ainda espera que o caso possa ser enquadrado como formação de quadrilha, mas não há novas denuncias contra o grupo.

Conforme a delegada da Depac/Centro (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), Daniela Kades, a ação do quarteto não foi enquadrada em formação de quadrilha, pois eles teriam de ter praticado outros crimes juntos e o episódio contra o jovem teria de ser premeditado.

“A homofobia é um conduta reprovada pela sociedade, mas não é crime”, enfatiza a delegada. Ainda de acordo com ela, quando a pena é inferior há dois anos de prisão, caso dos agressores, não é aberto inquérito, mas termo circunstanciado de ocorrência.

O documento já foi remetido ao Juizado Especial Criminal, que julga crimes de menor potencial ofensivo. Em geral, as punições abrangem pagamento de cesta básica ou condenação em regime aberto.

Violência – A vítima estava na companhia de um amigo, sentado na rua Boa Vista, esquina com a Bahia, depois de ter saído de uma casa noturna próxima.

Um carro com quatro jovens passou e um deles gritou: “veado”.

Logo em seguida, dois jovens desceram do veículo e correram em direção às vítimas. Segundo o estudante, ele pensou que se tratava de um assalto e gritou para o amigo correr porque eles seriam roubados.

O jovem desceu pela Rua Bahia, e virou à direita na avenida Fernando Corrêa da Costa, enquanto o amigo continuou pela Rua Bahia mesmo.

O estudante correu pela avenida, seguido pelos agressores até cair no chão, quando começaram os chutes e socos.

“Eles riam da situação e eu já estava sangrando, chorando. Tinha um sem camisa que veio e falou: ‘você vai apanhar mais’. Eu não sei como eles aguentavam, davam risadas enquanto eu chorava”, relatou o jovem, um dia depois da sessão de espancamento.

Nos siga no Google Notícias