ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Delegado decide adotar "tolerância zero" contra os pichadores na Capital

Mariana Lopes | 15/01/2014 10:03
Aproximadamente 70 pessoas foram detidas pelo crime de pichação no ano passado (Foto: Marcos Ermínio)
Aproximadamente 70 pessoas foram detidas pelo crime de pichação no ano passado (Foto: Marcos Ermínio)

Na tentativa de intimidar vândalos que costumam pichar prédios, monumentos e construções pelas ruas de Campo Grande, o delegado titular da 7ª Delegacia de Polícia, Valmir de Moura Fé, passou a adotar Tolerância Zero para o crime, que agora pode ser acarretada também a pena de formação de quadrilha.

Em 2013, foram aproximadamente 70 pessoas detidas pelo crime de pichação. A Polícia Militar registrou 26 ocorrências, das quais conseguiu flagrante de 19, sendo a maioria de adolescentes. Já a Guarda Municipal apreendeu 38 adolescentes e 13 maiores de idade.

Segundo o delegado, o primeiro passo para combater o crime é orientar a população a denunciar a ação de pichadores e registrar os casos nas delegacias. “Os boletins de ocorrências ajudam a polícia a identificar as regiões da cidade com maior índice de pichação”, destaca Moura Fé.

A partir dos dados dos boletins, a Polícia Civil irá buscar os endereços com maior número de denúncias e começar a traçar um perfil dos pichadores, inclusive das assinaturas deles.

De acordo com dados da Polícia, a região mais atacada de Campo Grande é área central e nas mediações da Orla Morena, entre os bairros Cabreúva e Planalto. Porém, segundo Moura Fé, no entorno do bairro Santo Amaro o número de ocorrências de pichações aumento no ano passado. “Vamos estancar isso”, garante o delegado.

A região mais atacada de Campo Grande é área central e nas mediações da Orla Morena (Foto: Marcos Ermínio)
A região mais atacada de Campo Grande é área central e nas mediações da Orla Morena (Foto: Marcos Ermínio)

“Já temos bastantes informações e vamos atrás dos acusados, não vamos admitir pichações, que deixem a cidade suja, por isso é tolerância zero, e, se for o caso, enquadramos em formação de quadrilha”, ressalta o delegado Moura Fé.

Ainda conforme o titular da 7ª Delegacia, o serviço de reservado da Polícia Civil fez um levantamento do perfil dos pichadores e está monitorando a ação deles. Os casos serão encaminhados ao poder judiciário.

A pena pelo crime de pichação é de 3 meses a 1 ano de prisão, mas, segundo o delegado, geralmente os autores pagam com pena alternativa. Já o de formação de quadrilha varia de 1 a 3 anos.

Nos siga no Google Notícias