ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Capital

Demanda faz prefeitura ampliar até sexta-feira período para efetivar matrícula

Flávia Lima | 26/01/2016 08:48
Pais buscam Central de Matrículas para solicitar mudança de escola e efetivar matrícula dos filhos. (Foto:Marcos Ermínio)
Pais buscam Central de Matrículas para solicitar mudança de escola e efetivar matrícula dos filhos. (Foto:Marcos Ermínio)

O movimento intenso na Central de Matrículas, que teve início nesta segunda-feira (25), levou a Semed (Secretaria Municipal de Educação) a ampliar o prazo para os pais efetivarem a matrícula dos filhos, que agora podem procurar o local até sexta-feira (29).

De acordo com a chefe de Divisão de Informações Gerenciais da Semed, Valesca Jovê Cesar Naime, a demanda expressiva é devido ao grande número de novas matrículas e também pelo fato de muitos pais não terem procurado a secretaria das escolas para efetivar a matrícula.

O período para essa confirmação ocorreu entre os dias 18 e 21 de janeiro, porém, segundo Valesca, muitas famílias ainda estavam viajando nessa semana.

Outra questão que motivou a ida dos pais à Central de Matrículas foi o grande número de solicitações de alteração de escola designada aos filhos. No sistema virtual, onde os pais fizeram a pré-matrícula, os responsáveis solicitaram a vaga para o aluno e escolheram entre as três opções, qual escola ou Ceinf (Centro de Educação Infantil) que desejavam que o filho fosse matriculado.

No entanto, vários pais que solicitaram vaga para os dois filhos na mesma escola, foram surpreendidos com um dos filhos designado para outra unidade, mais distante do endereço residencial.

Segundo Valesca, esses casos ocorreram porque algumas escolas não contam com todas as séries, desde a pré-escola até o último ano do Ensino Fundamental. Nesses casos, a opção é os pais mudarem um dos filhos para a unidade que tenha todas as séries.

"Às vezes a mãe tem uma criança em idade pré-escolar e outra já no último ano do Fundamental, mas a escola que ela fez opção não tem o ensino pré-escolar, por exemplo. Daí ocorre de o sistema separar as crianças", ressalta.

Apesar de continuar intenso, Valesca acredita que nesta terça-feira (26) o movimento será menor do registrado ontem, quando foram distribuídas duas mil senhas. "Todos foram atendidos, mas creio que hoje esse número vai cair pela metade", afirma.

Mesmo após sexta-feira, o atendimento na Central de Matrículas para resolver essas pendências permanecerá. "Acredito que até o início das aulas todas os alunos já tenham confirmado sua matrícula, mas esse trabalho realizamos, na verdade, até o final do ano", destaca Valesca.

Nos siga no Google Notícias