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Capital

Lentidão e falta de informação lideram queixas contra atendimento pelo SUS

Elverson Cardozo | 19/04/2012 14:00
Na UPA Vila Almeida, tempo médio para atendimento, segundo pacientes, pode chegar a 2 horas. (Foto: João Garrigó)
Na UPA Vila Almeida, tempo médio para atendimento, segundo pacientes, pode chegar a 2 horas. (Foto: João Garrigó)

Demora e falta de informações são as duas principais reclamações de pacientes que recorrem ao SUS (Sistema Único de Saúde) para receber atendimento médico em Campo Grande.

Nesta terça-feira (17), a equipe de reportagem do Campo Grande News foi até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento Comunitário) do bairro Vila Almeida para acompanhar de perto como estava o atendimento no local.

Conceição Pereira dos Santos, de 40 anos, estava na unidade a cerca de 2 horas. Levou a filha, uma adolescente de 16 anos, que torceu o pé. “Ela tomou dipirona para suportar a dor porque eu já sabia que iria demorar”, disse.

O problema, segundo Conceição, não é nem tanto o descaso. É o tempo em que se perde para receber atendimento. “A impaciência gera aquela guerra da gente ir lá e maltratar o funcionário”, relatou.

No posto desde as 11h, às 14h30, Daniele da Silva Matos, de 21 anos, esperava a sobrinha de 4 anos ser liberada. Conta que a menina só foi atendida porque “brigou”. “Ela estava passando mal”, afirmou.

Fora a demora, a estudante também critica o atendimento dos funcionários. “As pessoas são mal educadas”, declara.

De muletas, adolescente aguardava atendimento a cerca de 2 horas. (Foto: Elverson Cardozo)
De muletas, adolescente aguardava atendimento a cerca de 2 horas. (Foto: Elverson Cardozo)

A dona de casa Rosalem dos Santos Silva, de 62 anos, considerada a situação uma “calamidade pública” e pede por mais médicos. “Você tem que sair umas 4h para conseguir uma vaga”, relata, acrescentando que estava no local desde às 9h.

Elias de Alencar, de 39 anos, partilha da mesma opinião e reclamava do atendimento lento. Já do lado de fora, o diagramador Altidor Garcia, de 40 anos, estava irritado com a falta de informação.

No período da manhã levou a filha de 14 anos à unidade. Só conseguiu sair às 14h15. “Eles falam que vai trocar plantão”, reclama.

Classificação de risco - A assessoria de imprensa da prefeitura informou que as unidades de pronto atendimento trabalham com classificação de risco. O vermelho e amarelo são os casos de emergências e são atendidos prioritariamente.

O que demora, de 2 a 3 horas, por exemplo, são os casos enquadrados na classificação azul, fora da zona de risco.

A recomendação do órgão é que os pacientes que não necessitem de atendimento prioritário agendem consultas. Uma fora de evitar a demora no atendimento.

Capacidade - Com capacidade para 1 mil pessoas diariamente, a UPA Vila Almeida está localizada na avenida Ministro José Linhares, esquina com a Yokoama.

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