ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Dengue lota, além de postos de saúde, laboratório do município

Aline dos Santos e Mariana Lopes | 21/01/2013 13:09
João Bosco mostra exames. Foram seis hemogramas desde quinta-feira. (Foto: Rodrigo Pazinato)
João Bosco mostra exames. Foram seis hemogramas desde quinta-feira. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Os mais de 9 mil casos notificados de dengue lotam, além dos postos de saúde, o Labcen (Laboratório Central de Campo Grande). O laboratório faz de 1.900 a 2.200 exames diariamente, de segunda a sexta-feira. No fim de semana, o número de exames vai de 900 a 1.600 por dia.

O avanço da epidemia retarda o resultado de outros exames. O resultado do teste de HIV normalmente demora dois dias, com a maior demanda, o prazo agora é de até cinco dias. Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura, no caso de suspeita de infecção, como os de urina, o atendimento é imediato.

Desde a última quinta-feira, o acadêmico João Bosco Vilela Campos, de 28 anos, já fez seis hemogramas, que mostraram queda brusca de plaquetas (componente que participa do processo de coagulação sanguínea). “Conversei bastante com o médico. Ele explicou que trabalham com os sintomas”, afirma. João Bosco, que hoje retornou à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Coronel Antonino, foi medicado com paracetamol e soro.

Em caso de suspeita de dengue, há restrições para uso de medicamentos, que podem agravar o quadro da doença. O soro é utilizado para a hidratação. O resultado do exame de sorologia demora, em média, dez dias.

Também na UPA, Ilda Maria de Carvalho, de 67 anos, buscou atendimento devido aos sintomas de diarreia, vômito, mal-estar e inchaço nas articulações. Foi coletado sangue e a paciente ficou em observação. “O médico disse que qualquer alteração, a gente volte imediatamente ao posto. Quando minha filha teve dengue, os sintomas eram bem parecidos”, afirma a cabeleireira, Dalva Lopes, filha de Ilda.

Gisele dos Santos foi buscar hoje o resultado do exame de sangue. Ela procurou a UPA pela primeira vez no sábado. A jovem tinha dor de cabeça e no abdômen. Antes do resultado, foi medicada com paracetamol e soro.

No posto do bairro Tiradentes, a estudante Ariane Félix, de 17 anos, também aguardava para hoje o resultado de hemograma. Ela recebeu medicação para dor de garganta. Mas, por precaução, foi orientada a ficar alerta para possibilidade de dengue.

Conforme a Prefeitura, dentro de alguns dias dias os médicos dos centros regionais 24h terão acesso mais rápido aos resultado, por meio da internet.

Nos siga no Google Notícias