ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Depois de não conseguir imunizar os filhos, mãe pede "vacina para todos"

João Humberto | 30/05/2016 17:05
Com cartazes cobrando mais vacinas contra a gripe na rede pública de saúde, manifestantes fizeram protesto em frente à prefeitura (Foto: Alcides Neto)
Com cartazes cobrando mais vacinas contra a gripe na rede pública de saúde, manifestantes fizeram protesto em frente à prefeitura (Foto: Alcides Neto)

Cada uma das pessoas que compareceu ao protesto “Vacina para todos já”, feito na tarde desta segunda-feira (30) em frente à Prefeitura de Campo Grande, tem uma história negativa relacionada à procura por vacinas contra a gripe para grupos prioritários. Nenhum representante da Prefeitura da Capital foi conversar com os manifestantes.

A dona de casa Juliana Gaioso Pontes, 43 anos, organizadora do protesto, tem dois filhos, de 8 e 4 anos. Ela já foi oito vezes a postos de saúde de Campo Grande e não conseguiu encontrar a vacina para os pequenos. “A prefeitura precisa fiscalizar a falta de vacinas, pois se isso acontece é porque pessoas que não estavam nos grupos prioritários conseguiram a vacinação”.

Conforme o advogado Glauber Turini, 24 anos, a avó de 79 anos teve que pagar pela vacina. “Isso é um absurdo, mais de trinta mil vacinas sumiram e isso não poderia ter acontecido, até porque faltou gente do grupo prioritário para ser vacinado”, relata.

A comissária Renata Pimentel, 38 anos, tem dois filhos adolescentes e também teve que pagar pela vacina na rede particular de saúde. Sua funcionária, que é mãe de uma criança, relatou que o filho está internado no Hospital Regional com suspeita de ter sido contaminado pela gripe A. “Estamos todos aflitos. Ela já pediu orações e informou que o estado do filho é delicado”.

Pai de um menino de seis meses, o compositor Rafael Baís, 23 anos, participou do protesto e espera que a prefeitura providencie logo mais doses para a população. Ele levou a criança até o posto de saúde do bairro Tiradentes no último dia 9 de maio, contudo, como o bebê tinha que tomar a última dose de uma vacina viral, acabou recebendo esta e a da gripe A. Resultado: não surtiu efeito.

Para Rafael, houve despreparo por parte da equipe de profissionais da saúde que aplicaram a vacina em seu filho. “Há muita falta de informação entre as pessoas que trabalham no setor da saúde da prefeitura e isso prejudica os cidadãos. Espero que nosso protesto sirva para que o Executivo tome para si a responsabilidade do sumiço dessas doses. Se não pudermos contar a prefeitura, contaremos com quem?”, questionou.

Balanço - Até 20 de maio, o último dia da campanha nacional, 188 mil doses foram recebidas pela Capital, quando mais oito mil, destinadas aos presidiários e agentes penitenciários, chegaram. Deste total de 196 mil vacinas, além das oito mil da população carcerária, dez mil vacinas devem ser aplicadas nas crianças, que precisam tomar a segunda dose, para que a imunização seja completa. As 3.166 continuam ‘perdidas’.

Ivandro Fonseca, secretário municipal de Saúde, disse na semana passada que a diferença de doses pode estar relacionada ao envio de frascos, pelo Ministério da Saúde, de oito doses em vez de dez. Essa informação é rebatida pelo Instituto Butantan, responsável pela fabricação das vacinas.

Conforme Ivandro, a noção exata quanto ao número de vacinas que restam na rede pública de saúde seria repassada nesta quarta-feira pela Sesau. No entanto, como a secretaria informou: os estoques estão zerados.

Sobre a vacinação em grupos que não são de risco, a prefeitura mantém a opinião de que isso não aconteceu e não acontece. Agora, a Sesau (Secretaria de Estado de Saúde) montou comissão para apurar indícios de irregularidades referentes ao sumiço de vacinas contra a gripe A.

Nos siga no Google Notícias