ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Depois de reclamação da OAB, advogado vai ficar à direita de promotor em júri

Aline dos Santos | 06/09/2011 08:30

A distribuição espacial dos advogados de defesa e promotores terá mudanças no Tribunal de Júri de Campo Grande. A partir de agora, os profissionais da advocacia devem se acomodar ao lado direito do promotor de justiça.

A mudança foi oficializada pelo juiz da 2ª Vara do Tribunal do Júri, Aluízio Pereira dos Santos, à OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil).

Em julho deste ano, a Ordem solicitou a remoção do assento destinado ao promotor de justiça ou a possibilidade da defesa se acomodar ao lado esquerdo do magistrado. A alegação é que o posicionamento da defesa, distante do promotor e do juiz cria situação de desiguladade.

O pedido se baseou no artigo 6º da Lei 8.906/94, que estabelece que não há hierarquia nem subordinação entre advogados, magistrados e membros do Ministério Público.

No ofício, o juiz Aluízio Pereira dos Santos afirma que não há possibilidade do advogado sentar ao lado esquerdo, pois o magistrado deve ter privacidade absoluta na elaboração de suas decisões ou sentenças. Além disso, o posicionamento do Ministério Público ao lado direito do juiz é assegurado por lei.

Nos siga no Google Notícias