ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Depois de visita no HU, CPI da Saúde vai convocar Adalberto Siufi

Paula Maciulevicius e Jéssica Benitez | 03/06/2013 12:10
Presidente da CPI diz que é preciso entender elo entre HU e Adalberto Siufi. (Foto: Cleber Gellio)
Presidente da CPI diz que é preciso entender elo entre HU e Adalberto Siufi. (Foto: Cleber Gellio)

Em visita ao Hospital Universitário na manhã desta segunda-feira, os vereadores que compõem a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Saúde disseram que entre os próximos trabalhos está a oitiva do ex-diretor do Hospital do Câncer, Adalberto Siufi. Além de Adalberto, se necessário, a irmã dele Eva Siufi, que era responsável pelo setor de Radioterapia no hospital também será convocada.

Na lista de oitivas a serem tomadas pela comissão está a diretoria do HU, reitoria da UFMS, Procuradoria Jurídica e Auditoria. A Câmara Municipal vai questionar se eles estavam a par do assunto para saber quais foram as medidas adotadas.

“Precisamos entender todo esse elo. Toda essa ligação com o Siufi. Se houve sucateamento proposital, ouvindo as partes”, disse o presidente da Comissão, Flávio César (PT do B).

A Comissão também vai apurar a denúncia se o corpo docente do Hospital Universitário foi cedido ao Hospital do Câncer e o porquê.

Esta foi a primeira visita da comissão ao HU. A nova diretoria, no cargo há uma semana disse que todos os levantamentos de contratos estão com a Polícia Federal e que já foi pedido acesso. O diretor que entrou no lugar de José Carlos Dorsa, o ortopedista Cláudio Wanderley Luz Saab não falou com a imprensa. Ele deve se manifestar através de coletiva.

Novo diretor do HU, Cláudio Saab não falou com a imprensa. Diretoria disse que requereu contratos à PF. (Foto: Cleber Gellio)
Novo diretor do HU, Cláudio Saab não falou com a imprensa. Diretoria disse que requereu contratos à PF. (Foto: Cleber Gellio)

O presidente da comissão relatou que para ele é perceptível que nos últimos quatro anos houve interesse do HU em reativar o equipamento de radioterapia, mas que a questão esbarrava na falta de um especialista em radioterapia e também no problema com o aparelho.

Hoje, segundo a comissão, existe apenas um em Mato Grosso do Sul, que trabalha na Neorad, clínica do ex-diretor do HC, Adalberto Siufi e que vai passar a atender na radioterapia do HU.

Ainda conforme o vereador Flávio César, o serviço no hospital já está em funcionamento e 26 pacientes estão no aguardo do atendimento.

Durante a visita desta manhã, a comissão se manifestou dizendo que não é possível a atual diretoria saber se houve irregularidades acerca do funcionamento do setor devido a complexidade das denúncias. No entanto, todos os procedimentos passavam por um conselho gestor.

“A direção é nova, mas havia um conselho que tinha acesso a todas as ações tomadas pelo hospital”, ressaltou o presidente.

Membro da comissão e líder do prefeito na Câmara, Marcos Alex (PT) disse que os parlamentares devem elaborar um relatório conclusivo em no máximo 20 dias.

Alex questionou porque o setor de radioterapia começou a funcionar uma semana depois da saída do então diretor do HU, José Carlos Dorsa e porque a Neorad tem estrutura que um hospital bancado pela União não tem.

Entre os membros da comissão, participaram da visita a vereadora Carla Stephanini (PMDB) e Ademar Vieira Júnior, o Coringa (PSD). O vereador Derly dos Reis, o Cazuza (PP) não esteve presente e justificou que tinha programa de rádio nesta manhã.

Nos siga no Google Notícias