ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Deputados deixam última sessão do ano para ver de perto confusão no lixão

Pedro Kemp e Cabo Almi, foram ao Dom Antônio Barbosa. O primeiro disse que impedir os catadores de entrar no local nesta época do ano é “irresponsabilidade”

Nadyenka Castro, Paula Vitorino e Paula Maciulevicius | 18/12/2012 13:58
Cabo Almi, de camisa clara, e Pedro Kemp, de terno, foram ao lixão nesta manhã. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Cabo Almi, de camisa clara, e Pedro Kemp, de terno, foram ao lixão nesta manhã. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Os deputados estaduais Pedro Kemp e Cabo Almi (PT) deixaram a última sessão deste ano e foram ver de perto a confusão entre a PM (Polícia Militar) e catadores de material reciclável, no lixão de Campo Grande, que fica no bairro Dom Antônio Barbosa.

Antes de sair da Casa, os dois parlamentares foram à tribuna e cobraram providências da Assembleia Legislativa. Kemp considerou irresponsabilidade impedir a entrada dos trabalhadores no espaço nesta época do ano, em que produção de lixo é maior devido às festas.

Pedro Kemp pediu que a Assembleia intervisse junto à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública para acabar com “a forma agressiva que estavam tratando os catadores”. O parlamentar complementou. “Eles vão ficar sem trabalho às vésperas do Natal. Eu considero irresponsabilidade da Prefeitura ao apagar das luzes da administração”.
O deputado concorda com o fechamento do lixão, mas fala que isto deveria ter ocorrido “há muito tempo”. “Tem que desativar, criar o aterro. Mas isso foi feito às pressas. A principal preocupação deveria ser a assistência às famílias e isso não foi feito”.

Cabo Almi, que é presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa apoiou o discurso do colega e em seguida os dois foram para o lixão.

No local, Kemp disse que cabe aos deputados “denunciar e exigir da prefeitura um plano ou projeto para atender às famílias”. Ele conversou com catadores e declarou que é preciso uma solução para os trabalhadores. “A prefeitura precisa dar uma solução, porque eles sobrevivem disso aqui”.

Também foi ao lixão a presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso do Sul, Keli Cristina de Lima Garcia.

Ela declarou que está acompanhando a situação desde a primeira reunião entre catadores e Prefeitura e a intenção é saber de onde saiu a ordem para a ação da PM nesta terça-feira. “Queremos saber de onde partiu a ordem, porque houve força extremada”.

Ela falou ainda que não existe ordem para fechar o local e que há Ação Civil Pública em tramitação que pede o não fechamento até a usina de separação ficar pronta e também indenização aos catadores por dia sem trabalhar.

O lixão de Campo Grande amanheceu fechado após 28 anos em funcionamento. Catadores de material reciclável que atuavam no local foram proibidos de entrar e tentaram impedir que caminhões da CG Solurb entrasse para despejar lixo recolhido.

A PM foi chamada e, na confusão, atirou com balas de borracha e utilizou bombas de efeito moral. Militares em cavalos investiam contra os catadores. Quatro pessoas foram presas e outras ficaram feridas.

Nos siga no Google Notícias