ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Dermatologistas fazem campanha no sábado para diagnosticar hanseníase

Francisco Júnior | 08/05/2012 13:58

A SBD/MS (Sociedade Brasileira de Dermatologia) realiza no próximo sábado (12) campanha para diagnosticar casos de hanseníase, em Campo Grande. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o Brasil é o segundo país com maior incidência da doença, ficando atrás apenas da Índia.

Na Capital, os atendimentos acontecerão das 9 às 12 horas em quatro locais: Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (avenida Senador Filinto Muller); Centro Regional de Saúde Aero Rancho (avenida Raquel de Queiroz); Centro Regional de Saúde Tiradentes (avenida José Nogueira Vieira); e Centro Regional de Saúde Bahia (avenida Senhor Do Bonfim).

Conforme dados do Ministério da Saúde, 30 mil novos casos de hanseníase foram identificados no Brasil, em 2011, o que significa uma redução de 15% em relação ao ano anterior.

A prevalência da doença é muito elevado principalmente nas regiões Norte (32,8), Centro-Oeste (31,5) e Nordeste (15,6). O estado na pior situação é o Mato Grosso, onde o coeficiente chega a 75,2 por 100 mil habitantes. Vale lembrar que os portadores da doença são, comumente, vítimas de preconceito e que o diagnóstico precoce pode ser determinante para um tratamento sem sequelas.

A hanseníase é uma doença crônica infecciosa que atinge principalmente a pele e os nervos e, se não for tratada adequadamente, pode causar sérias lesões e até a perda de membros.

Nos siga no Google Notícias