ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Dermatologistas vão atender população no HU para prevenir câncer de pele

Flávio Paes | 06/11/2015 22:48
Médicos destacam a importância das ações preventivas para diagnóstico precoce da doença (Foto:Arquivo)
Médicos destacam a importância das ações preventivas para diagnóstico precoce da doença (Foto:Arquivo)

 A regional de Mato Grosso do Sul da  SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) promove amanhã no ambulatório de dermatologia do Hospital uma série de ações preventivas com a participação de médicos dermatologistas que estão participando do projeto de forma voluntária. 

Entre 9 e 15 horas, eles atenderão gratuitamente a população, com foco em análise, diagnóstico e tratamento de câncer da pele. Nâo é necessário marcar horário, sendo preciso apenas  apresente  o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Ações como estas serão realizadas em todo o País como parte do Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, que é neste sábado.

Segundo a presidente da SBD-MS, Rubenilda dos Santos Barbosa, agir de forma preventiva é a melhor maneira de prevenir o câncer de pele. “Ano passado atendemos nas cidades de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas, um total de 1026 pessoas, mostrando assim, que cada vez mais as pessoas têm procurado esta campanha para se consultaren”, explica.

O câncer da pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza. A regra do ABCDE ajuda na suspeita de uma lesão maligna e sinaliza que um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia deve ser procurado.

A= lesão assimétrica
B= bordas irregulares
C= alteração de cor
D= diâmetro maior que 6 mm
E= evolução ou modificação da lesão

Outra forma de avaliar o risco da doença é através da “Calculadora de Risco para Câncer da Pele”, disponível no site da SBD -http://www.sbd.org.br/calculadora-de-risco-de-cancer-da-pele/.

Nos siga no Google Notícias