ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Turma do TJ decide na quarta se matém suspensa taxa de iluminação

Órgão Especial do TJMS vai julgar pedido da prefeitura para manter arrecadação

Anahi Zurutuza | 29/07/2016 19:07
Taxa custeia manutenção e serve para investimento na iluminação pública, mas prefeitura não esclarece como gasta (Foto: Alcides Neto)
Taxa custeia manutenção e serve para investimento na iluminação pública, mas prefeitura não esclarece como gasta (Foto: Alcides Neto)

O desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte deixou para o Órgão Especial do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) a missão de decidir se a taxa de iluminação pública, em Campo Grande, continuará ou não sendo incluída na conta de luz dos moradores pelos próximos seis meses.

O pedido liminar da Prefeitura de Campo Grande para manter a cobrança será julgado na próxima quarta-feira (3). “Em virtude da urgência do pedido, coloque-se em mesa para a próxima sessão, independentemente de pauta”, determinou Duarte na tarde desta sexta-feira (29).

Sem expor o balanço das receitas, gastos e investimentos relativos à iluminação pública em Campo Grande, a Prefeitura ingressou ontem (28) com ação judicial para manter a cobrança da taxa. O município foi à Justiça contra a Câmara Municipal para derrubar a lei complementar 285/2016, que nesta semana suspendeu por 180 dias a cobrança da Cosip (Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública).

No pedido, a defesa do município argumenta que a legislação viola a Constituição Estadual e que vereadores querem prejudicar a administração municipal por terem objetivos eleitoreiros.

O prefeito Alcides Bernal (PP), representado por dois procuradores do município, argumenta que, desde 2012, quando foi eleito, vereadores travaram contra ele “verdadeira guerra suja”.

Apesar de toda a argumentação sobre as supostas “intenções escusas” da Câmara, na petição não foram anexadas informações e nem planilhas que provam como é usado o dinheiro arrecadado com a Cosip.

Trâmite da lei e arrecadação - O projeto de lei para suspender a taxa por seis meses foi aprovado pelos vereadores em maio, chegou a ser vetado pelo prefeito. Mas, o veto foi derrubado pelo Legislativo municipal, sendo sua promulgação assinada pelo presidente da Câmara, vereador João Rocha (PSDB), conforme publicado no Diogrande de segunda-feira (25).

Um dos autores do projeto, Edil Albuquerque (PMDB) afirmou em outras ocasiões que a prefeitura tem em caixa R$ 53 milhões arrecadados com a taxa, recursos suficientes para dar manutenção na iluminação das ruas da Capital pelos próximos seis meses.

Conforme a Seplanfic (Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Controle), até 30 de junho, a arrecadação foi de R$ 29,5 milhões.

A Energisa parou de emitir a cobrança na terça-feira (26) e se a lei não for derrubada, vai ressarcir os consumidores dos imóveis onde a leitura foi feita na segunda-feira.

Nos siga no Google Notícias