ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Desfile do 7 de Setembro atrai mais de 40 mil pessoas na Capital

Fabiano Arruda | 07/09/2011 12:23

Evento contou com a participação de 13 entidades civis e 44 grupamentos militares

Veículos do Exército fazem sucesso no desfile do 7 de Setembro na Capital. (Foto: João Garrigó)
Veículos do Exército fazem sucesso no desfile do 7 de Setembro na Capital. (Foto: João Garrigó)

Pelo menos 42 mil pessoas, segundo estimativa da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), prestigiaram, na manhã desta quarta-feira, o tradicional desfile cívico-militar de 7 de Setembro, comemorativo ao dia de Independência do Brasil.

O público se aglomerou na Rua 14 de Julho no trecho entre as avenidas Mato Grosso e a Fernando Corrêa da Costa.

O evento teve 3,5 mil pessoas desfilando. Foram 13 entidades civis e 44 grupamentos militares que se apresentaram.

Para combater o calor, servidores da Defesa Civil estadual estiveram presentes no local e disponibilizaram 8 mil copos de água.

Integrantes da Força Aérea, Exército, Marinha, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros passaram pela 14 de Julho e demonstraram várias especialidades de cada área, como os esquadrões da FAB e as tropas de missão de paz do Comando Militar.

Pracinhas do Exército, que combateram na segunda Guerra Mundial, também desfilaram em carros militares.

Integrantes do Corpo de Bombeiros desfilaram de luvas brancas em alusão à campanha de Paz no Trânsito. Eles afirmaram não desejar mais atender acidentes e sim evitá-los.

Chamaram a atenção da multidão, repleta de crianças, os vários veículos militares blindados, além de helicópteros do Exército e aviões da Aeronáutica que sobrevoaram a região central.

As bandas militares, como as da Força Aérea, PM e Colégio Militar, foram atração mais uma vez.

O prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), destacou que o comparecimento aos desfiles na Capital é tradição. “Fico feliz por conta da presença da população tanto no dia 26 de Agosto como no 7 de Setembro”, comentou.

Já o governador André Puccinelli (PMDB) afirmou que foi um dos maiores desfiles que presenciou, além de opinar sobre a importância do feriado da Independência. “Foi a primeira conquista (7 de Setembro) da liberdade. São 189 anos bem comemorados”, destacou Puccinelli, ressaltando o aniversário da independência do País.

Multidão se aglomera ao longo da 14 de Julho para assistir desfile.
Multidão se aglomera ao longo da 14 de Julho para assistir desfile.
Crianças se acomodam para ver próximo grupamento a desfilar; carros blindados e tropas chamaram atenção dos pequenos.
Crianças se acomodam para ver próximo grupamento a desfilar; carros blindados e tropas chamaram atenção dos pequenos.

Camarote - Além da multidão que acompanhava a passagem dos veículos e militares na Rua 14 de Julho, moradores de prédios residenciais da região central assistiam de forma privilegiada.

Fabiane Herves, de 29 anos, diz que há seis anos a família comparece em peso no apartamento dos avós, que fica no cruzamento das ruas 14 de Julho e 15 de Novembro.

“Tanto no feriado de 26 de Agosto como no de 7 de Setembro sempre nos reunimos para assistir”, comentou.

Ao todo sete pessoas estavam no apartamento nesta manhã. Para ela, os soldados e veículos sempre chamam atenção das crianças, no entanto, todo desfile apresenta “alguma novidade”.

Quem também observou de camarote o evento foi Almir Guimarães, de 37 anos. Ele mora num prédio que fica entre a 15 de Novembro e 7 de Setembro. E conta que estava desde antes do início do desfile pronto para observar a movimentação atípica na rua.

No chão, Mário Cristovão Santos, de 80 anos, afirmou que prestigia os desfiles há 30 anos. Mesmo assim, garantiu que “tudo foi interessante” nesta quarta-feira, apesar de ter visto inúmeros eventos como este.

O casal Nayane Candelária, de 26 anos, e José Alberto Saldanha, de 30 anos, levou as duas filhas, uma de quatro anos e a outra de dois, para assistir o evento.

Questionada sobre o que mais gostou do evento, a mais velha, Thayla Saldanha, respondeu de forma sincera. “O sorvete”, afirmou rapidamente para arrancar risos dos pais, que explicaram o questionamento. “Fala dos bombeiros, dos soldados”, pede a mãe. “Gostei dos soldados”, declarou a sincera menina.

Segundo informações da Polícia Militar, o desfile transcorreu dentro da normalidade.

Agentes da Agetran afirmaram que o trânsito na região central deve ser liberado, no máximo, até 12h30.

Morador toma tereré e assiste desfile de camarote.
Morador toma tereré e assiste desfile de camarote.
Aviões sobrevoam região central da Capital.
Aviões sobrevoam região central da Capital.
Nos siga no Google Notícias