ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Desfile teve público de 20 mil, com protestos e adesão de autoridades

Leonardo Rocha | 07/09/2016 11:52
Momento alto do desfile foi a passagem das tropas e tanques do Exército Brasileiro (Foto: Marcos Ermínio)
Momento alto do desfile foi a passagem das tropas e tanques do Exército Brasileiro (Foto: Marcos Ermínio)

O desfile em comemoração ao dia da Independência do Brasil teve forte adesão da população em Campo Grande, com um público estimado de 20 mil pessoas. Em uma manhã agradável, o evento contou com a apresentações dos militares e entidades da sociedade civil, além da participação de autoridades, políticos e alguns protestos.

O evento começou no horário pontual, com a apresentação da tropa para o governador às 8h45, na concentração do desfile. Depois o tucano seguiu na viatura do Exército Brasileiro até chegar ao palco das autoridades. Muitos políticos participaram do evento, como o senador Pedro Chaves (PSC), o deputado federal Carlos Marun (PMDB), o prefeito Alcides Bernal (PP), assim como deputados estaduais e vereadores.

Representantes de entidades, como OAB-MS, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e até o arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, fizeram parte do palco de autoridades. Situação diferente do desfile de aniversário da Capital, quando só estiveram o prefeito e alguns vereadores.

Desfile - O evento teve a participação de instituições, escolas, associações e militares de organizações do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e Órgãos de Segurança Pública, que participaram do desfile.

Foram apresentadas inúmeras viaturas utilizadas pela Força, com destaque para o Carro de Combate M-60A3TTS, de cerca de 52 toneladas, e para a Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Guarani, a mais moderna viatura blindada sobre rodas em utilização no Exército.

Desfilaram ainda grupamentos escolares de Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e de alunos do Colégio Militar de Campo Grande (CMCG). Os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), e representantes das Organizações Militares do CMO, também participaram.

Como já é tradição, o momento de maior euforia do público foi quando os tanques do Exército passaram em frente às arquibancadas, tendo aplauso de todos. A população também prestigiou o evento, que tinha uma expectativa de 3 mil pessoas, mas chegou a 20 mil, com as arquibancadas lotadas, durante toda a passagem do desfile, terminado por volta das 11h.

Protestos - Houveram protestos pontuais como do movimento "Escola sem partido", com um grupo de 30 pessoas em faixas e cartazes, contra o uso de política partidária dentro das escolas da cidade. Eles inclusive participaram da produção do projeto, conhecido como "Lei da Mordaça" na Câmara Municipal.

Também teve o protesto tradicional do "Grito dos Excluídos", que neste ano contou com representantes do PT, PSOL, MST (Movimento Sem Terra), CUT (Central Única do Trabalhador) e movimentos de esquerda. Eles fizeram manifestação contra o atual presidente Michel Temer (PMDB), em função do processo de impeachment contra Dilma Rousseff (PT).

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias