ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Desleixo de Bernal deixa Capital um mês sem recursos à educação

Lidiane Kober | 19/05/2014 18:25

Atraso no cronograma de obras de 21 Ceinfs (Centros de Educação Infantil) deixou Campo Grande um mês sem repasse de recursos à Semed (Secretaria Municipal de Educação). O Governo Federal viu as irregularidades, bloqueou as contas e só com documentos e muitas explicações da atual administração liberou, nesta segunda-feira (19), o dinheiro.

Responsável pela Coordenadoria de Planejamento e Avaliação da Semed, Fernanda Duarte explicou que todas as prefeituras precisam obedecer um cronograma de obras, estipulado e fiscalizado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

“No ano passado, o FNDE detectou atrasos nos pagamentos, considerou o andamento da construção dos 21 Ceinfs muito leito e, há um mês, cancelou o repasse de recursos”, disse Fernanda. “Hoje, o governo desbloqueou o sistema e tudo voltou ao normal”, completou.

Indagada sobre os prejuízos da falta de repasse dos recursos no período, ela garantiu que a área da educação não precisou parar. “Já foram viabilizadas suplementações orçamentárias para cobrir as despesas”, explicou Fernanda, sem dar detalhes dos valores dos contratos.

Ela, porém admitiu que o descumprimento do calendário de obras naturalmente “atrasa a entrega das obras”. Hoje, famílias aguardam em filas por um lugar nos Ceinfs e o déficit, estimado na última campanha eleitoral, era de 10 mil vagas.

O prefeito Gilmar Olarte (PP) também admitiu prejuízos à cidade. “Todo tipo de travamento de recurso traz algum prejuízo, geralmente, suportados pelo tesouro da prefeitura”, minimizou. “Vamos correr atrás de recuperar o tempo perdido”, finalizou.

Procurado pela reportagem, o ex-prefeito Alcides Bernal (PP) não retornou às ligações até a publicação da matéria.

Nos siga no Google Notícias