ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Desleixo faz canteiro da Afonso Pena virar 'campo minado' de formigueiros

Anny Malagolini | 20/08/2016 12:18
Canteiro é considerado patrimônio histórico da Capital (Foto: Fernando Antunes)
Canteiro é considerado patrimônio histórico da Capital (Foto: Fernando Antunes)

Nem mesmo o canteiro central da Avenida Afonso Pena – tombado como patrimônio histórico de Campo Grande e um dos principais charmes da cidade – parece estar livre dos formigueiros que têm surgido pela Capital. Sem manutenção, o local está abandonado e nada remete a um espaço tão importante para a história da Capital.

O desleixo com o cuidado do canteiro é percebido principalmente entre as avenidas Calógeras e rua Rui Barbosa, na área central, justamente onde há mais fluxo de pedestres. Nestes trechos, é difícil encontrar uma parte do canteiro que esteja bem preservado.

O local passou uma grande uma revitalização em 2011, à época, foram plantados tipos diferentes de gramados e forros, e ainda, para evitar que o local fosse danificado, foram instalados grades ao redor do gramado em praticamente toda a extensão do canteiro. Cinco anos depois, as barreiras não foram retiradas, e mesmo evitando a circulação de pessoas, a diferença é discrepante pela falta de cuidado.

Especialistas dizem que o surgimento de formigueiros aponta o desequilíbrio ambiental que a cidade pode estar enfrentando. E aconselham que, quando os formigueiros em fase inicial são percebidos, os ninhos devem ser eliminados de forma mecânica, com uma enxada. Caso a infestação já esteja instalada, o controle pode ser feito com iscas.

Mas segundo a Prefeitura de Campo Grande, a manutenção dos canteiros está sob a responsabilidade da Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação). 

Formigueiros estão espalhados por todo o canteiro (Foto: Fernando Antunes)
Formigueiros estão espalhados por todo o canteiro (Foto: Fernando Antunes)
Canteiro quando foi revitalizado, em 2011 (Foto: Arquivo Campo Grande News)
Canteiro quando foi revitalizado, em 2011 (Foto: Arquivo Campo Grande News)

Sobre o cercado, a administração municipal informou que ele não deverá ser removido, pois é uma forma de impedir que as pessoas pisem na grama e, também, de que pedestres utilizem exclusivamente as faixas de pedestres.

HistóricoSegundo a decisão deste ano do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), a Justiça determinou o "tombamento histórico e paisagístico do canteiro central da avenida, de forma que agora o local está resguardado", de forma que fica determinada sua preservação, "relevando-se sua área verde, com gramado e árvores centenárias".

Nos siga no Google Notícias