ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Detentas do semiaberto da Capital são alvo de ação contra tuberculose

Flávia Lima | 29/01/2015 08:45

Detentas do Estabelecimento Penal Feminino de Regimes Semiaberto, Aberto e de Assistência às Albergadas de Campo Grande recebe na noite desta quinta-feira (29) uma ação educativa de prevenção à tuberculose, realizada através de parceria entre a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

O trabalho será desenvolvido por profissionais da Unidade Básica de Saúde do Pioneiros e consiste em levar às detentas informações sobre a doença, além de realizar exames para averiguar a saúde das custodiadas.

A população carcerária é uma das prioridades do Programa Nacional de Controle da Tuberculose devido ao grande risco de contágio entre detentos, por conta da situação de aglomeração e confinamento. No caso das internas em regime semiaberto e aberto, existe ainda o contato com muitas pessoas fora da prisão, já que elas saem da unidade prisional durante o dia.

“Uma das diretrizes que norteiam o trabalho realizado aqui no presídio é a atenção básica à saúde. Neste sentido, ações como esta são muito importantes, pois visam prevenir, diagnosticar e tratar nossas custodiadas”, destaca a diretora do Estabelecimento Penal, Rita Luciana Domingues.

A ação terá início às 18 horas. O período noturno foi escolhido já que durante o dia muitas internas deixam o estabelecimento para trabalhar ou estudar.

Nos siga no Google Notícias