ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Dia da Bandeira é celebrado no Exército com incineração e hasteamento do símbolo

Luciana Brazil e Mariana Lopes | 19/11/2012 14:04
Durante cerimônia no CMO,a Bandeira Nacional foi hasteada e outras incineradas. (Fotos:Minamar Júnior)
Durante cerimônia no CMO,a Bandeira Nacional foi hasteada e outras incineradas. (Fotos:Minamar Júnior)

O sol a pino, em pleno meio dia. No gramado do CMO (Comando Militar do Oeste) de Campo Grande, e em todos os quartéis do Brasil, o verde que ganhava destaque era somente o da bandeira nacional, hasteada pontualmente às 12h, em solenidade ao Dia da Bandeira.

Ao fundo, o som da orquestra dava o tom de imponência à bandeira brasileira. Devagar, ela subia, até que do alto dava para vê-la dançando ao vento. Este foi o ápice da formatura de hoje, que reuniu os seis quartéis do CMO, na Capital.

Durante a cerimônia, as bandeiras destes batalhões, que não tinham mais condições de uso, foram incineradas. Seis escolas, afiliadas ao CMO, receberam novas flâmulas durante a formatura.

O hino nacional foi entoado por dezenas de soldados, que em seguida desfilaram em um só compasso.

O general Samuel da Silva Ricordi, comandante do CMO, destaca a importância da bandeira não só para o Exército, mas também para o Brasil. "A bandeira reúne tudo o que representa a Nação", explica.

O exército cultua a tradição, segundo o general, momento onde é possível relembrar o valor da flâmula. “Nos campos de batalha, os soldados faziam qualquer coisa para defender a bandeira”, destaca. A solenidade de hoje já é tradicional desde 1908.

A tradição já acontece desde 1908.
A tradição já acontece desde 1908.
General destaca a importância da bandeira para o país.
General destaca a importância da bandeira para o país.

Aluno da escola Geração 2001, Bruno Diniz, 18 anos, está acostumado a acompanhar essas solenidades. “Na minha família tem muito militar, por isso sempre acompanho”.

Para o jovem, a solenidade acaba despertando o patriotismo. “É um momento importante para lembrar de preservar a bandeira”.

Bandeira: Um dos símbolos nacionais, a Bandeira foi instituída em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da Proclamação da República, com a adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro, que teve o escudo imperial português substituído.

A Bandeira Nacional possui o formato retangular, com um losango amarelo em fundo verde, sendo que, no centro, a esfera azul celeste é atravessada por uma faixa branca com as palavras “Ordem e Progresso” em letras maiúsculas verdes.

No círculo azul, encontram-se 27 estrelas que retratam o céu do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889, e representam simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal. A única estrela que fica na parte superior do círculo representa o estado
do Pará.

Nos siga no Google Notícias