ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Dia de Finados deve levar 80 mil aos cemitérios da Capital no domingo

Filipe Prado | 27/10/2014 16:03
O casal Ivanda e Marcelino Pereira realizaram a limpeza do jazigo dos parentes (Foto: Alcides Neto)
O casal Ivanda e Marcelino Pereira realizaram a limpeza do jazigo dos parentes (Foto: Alcides Neto)

Faltando menos de uma semana para o Dia de Finados (2), os campo-grandenses já iniciaram a limpeza nos túmulos dos três cemitérios públicos da Capital. Para as homenagens, haverá horários diferenciados para os visitantes, missas e até shows. Cerca de 80 mil pessoas devem visitar os cemitérios no próximo fim de semana.

O administrador dos cemitérios Santo Antônio, Santo Amaro e São Sebastião (Cruzeiro), Milton Taíra, assegurou que cerca de 60 mil passaram pelos locais no domingo, que já estão nos retoques finais. “Nós pintamos as capelas e fizemos toda a limpeza”, alegou.

Nesta segunda-feira, os campo-grandenses começaram a limpar os cemitérios. A autônoma Gilda de Oliveira, 49 anos, percorre o Santo Amaro há 10 anos para homenagear o marido e o filho.

“Essa é uma forma de agradecimento. É uma forma de amor. Não é porque eles não estão mais aqui, que nós vamos esquecê-los”, apontou a autônoma. Para ajudar na limpeza, toda a família se uniu.

Ivanda Pereira, 73, e o marido Marcelino Pereira, 79, fazem a limpeza há 28 anos, desde que os pais dela morreram. Sozinhos, os dois fizeram uma limpeza “reforçada” no túmulo do casal. “É para demonstrar carinho, amor e retribuir tudo o que eles fizeram”, assumiu Ivanda.

Além da limpeza, muitos usam a semana que antecede o dia de finados para reformar os jazigos. “Nós viemos azulejar o túmulo e limpar também, mas não é só neste dia que limpamos, em outras datas também”, comentou a inspetora Neuza Rodriguez Infran, 63.

Programação – Para os dias de Finados, os cemitérios públicos da Capital abrirão mais cedo, a partir das 5h da manhã, sem horário para fechamento, conforme o administrador. Além de guias para os visitantes acharem os jazigos, ambulâncias serão disponibilizadas para apoio.

No Cemitério Parque das Primaveras, a expectativa é de cerca de 30 mil visitantes entre às 6h até as 20h, horário de funcionamento.

A programação no Jardim das Palmeiras será mais intensa, com a expectativa de 10 mil a 12 mil visitantes. Os portões serão abertos às 7h30, com alvorada com musicistas. Depois haverá três missas, ás 9h, 9h50 e 10h30. Até o fechamento, às 17h, haverá várias apresentações de bandas musicais e corais.

Há 10 anos Gilda realiza a limpeza com "forma de agradecimento" (Foto: Alcides Neto)
Há 10 anos Gilda realiza a limpeza com "forma de agradecimento" (Foto: Alcides Neto)
A família de Neuza aproveitou para azulejar os túmulo da mãe (Foto: Alcides Neto)
A família de Neuza aproveitou para azulejar os túmulo da mãe (Foto: Alcides Neto)
Nos siga no Google Notícias