ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Dia do Artesão terá homenagens aos artistas do Estado na Assembleia

Jessica Benitez | 19/03/2013 12:35
Obra de Conceição dos Bugres está entre produtos expostos. (Foto: Marcos Ermínio)
Obra de Conceição dos Bugres está entre produtos expostos. (Foto: Marcos Ermínio)

Em comemoração ao dia do Artesão, artistas sul-mato-grossenses serão homenageados hoje durante o lançamento de uma exposição de produtos artesanais às 19h, no plenário Júlio Maia, situado na Assembleia Legislativa. Ao decorrer da solenidade serão entregues medalhas de honra ao mérito, denominadas Medalha Conceição dos Bugres, a 24 artesãos escolhidos pelos próprios parlamentares. A premiação é fruto da Resolução 004/13 de autoria do deputado estadual Márcio Monteiro (PSDB).

Há 30 anos vivendo de sua arte, a presidente de Associação de Produtores de Artesanato do Mato Grosso do Sul (ARTEMS), Beatriz Soares, considera válida a atenção dada pelo Poder Legislativo aos artesãos do Estado. “Isso mostra a importância do nosso trabalho. Mato Grosso do Sul é o único (estado) em todo o Brasil que criou a medalha de honra ao mérito”, comemorou.

Por outro lado, Beatriz explica que faltam políticas públicas em prol da classe, tanto por parte do governo Estadual quanto Municipal, fato responsável por afastar os próprios profissionais do ramo. “Hoje temos pouco mais de 2.400 artesãos em nosso cadastro, mas devemos ter mais de 20 mil artesãos no Estado”, revelou. Segundo a presidente da associação, muitas pessoas entram na área utilizando a arte como terapia, mas acabam se inserindo na comercialização dos produtos e, consequentemente, auxiliam a economia local. “Além disso, compramos a matéria prima, por isso, conseguimos fazer com que o dinheiro que ganhamos retorne ao comércio”, argumentou.

Até o dia 22 cerca de 80 artistas devem expor seus produtos na Casa de Leis. Todo material exposto está à venda. O público também pode adquirir peças produzidas pelos artesãos associados nas duas lojas da ARTEMS, uma localizada no Shopping Norte Sul Plaza outra no Pátio Central.

Nos siga no Google Notícias