ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Dia Nacional de Controle do Colesterol é marcado por atividades na Ary Coelho

Evelyn Souza | 08/08/2013 09:48
Dr. Sérgio orienta enfermeira sobre cuidados com alimentação. (Foto: Marcos Ermínio)
Dr. Sérgio orienta enfermeira sobre cuidados com alimentação. (Foto: Marcos Ermínio)

O Dia Nacional de Controle do Colesterol é comemorado nesta quinta-feira (8) com diversas atividades de prevenção, na Praça Ary Coelho, em Campo Grande.

Os serviços de aferição de pressão, dicas de nutrição, cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) e dosagem de colesterol, são oferecidos de graça, até às 11h.

Segundo o diretor de promoções de saúde cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia do Estado, Sérgio Augusto Monteiro, cerca de 300 mil pessoas morrem de doenças cardiovasculares no Brasil, por ano. São 820 mortes por dia, 30 por hora ou uma morte a cada 2 minutos.

“É muito importante que as pessoas façam os exames de controle do colesterol, principalmente as que já têm histórico familiar de parentes de 1º grau com colesterol elevado ou que já morreram de infarto”, explica.

O nível de colesterol considerado normal é de 200 mg/dl. Desse total, o HDL, que é o colesterol bom, deve ser acima de 40 mg/dl. Para os diabéticos, acima de 45 mg/dl.

Já o LDL, colesterol ruim, para quem não tem fator de risco, a orientação é que esteja até 160, do total dos 200 mg/dl. Quem tiver fator de risco na família, esse número deve ser menor de 130.

A dosagem oferecida de graça na praça aponta o valor do total do colesterol, depois, cada pessoa deve procurar um médico e realizar um exame de sangue, para verificar a porcentagem do colesterol bom e ruim do corpo.

Palestrante mostra o resultado da dosagem e do IMC. (Foto: Cleber Géllio)
Palestrante mostra o resultado da dosagem e do IMC. (Foto: Cleber Géllio)

A enfermeira Maria Aparecida de Almeida, 53 anos, explica que apesar de trabalhar na área de saúde, muitas vezes não tem tempo de consultar um médico. Ela aproveitou a saída de serviço para passar na praça. “Achei ótimo, estava indo pra casa e passei por aqui. A dosagem do colesterol apontou 190 mg/dl, número bom, mas por outro lado, estou acima do peso”, conta.

O palestrante Mário Masakatsu, 67 anos, está com a dosagem abaixo da indicada, 171, já a massa corporal está um pouco acima, 25,95. “O médico falou que estou bem, um pouco acima do peso, mas estou praticando atividades físicas três vezes na semana, vai melhorar”, diz.

Para saber a massa corporal, acadêmicas da Universidade Anhanguera Uniderp estão oferecendo orientações, medindo a circunferência do corpo e classificando o peso. A massa corporal indicada para adultos é de 18,5 a 24,9 e para idosos, de 18,5 a 25. Para calcular, basta dividir o peso pela altura ao quadrado.

Orientações: O colesterol alterado não apresenta sintomas, a única maneira de saber é fazendo um exame de sangue. O problema deve ser controlado porque após alguns anos, o colesterol elevado pode causar entupimento das artérias, situação que pode provocar infarto e derrame.

A melhor forma de prevenção, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, é a alimentação saudável e atividades físicas.

Colesterol Infantil: O colesterol infantil é enfoque do evento desse ano, que acontece nesta quinta-feira em todas as capitais do país.

Segundo Sérgio Augusto Monteiro, os exames de sangue para saber se a criança tem colesterol são recomendados a partir dos 10 anos. Se a criança tiver histórico familiar de homens que morreram de infarto com menos de 55 anos e mulheres com menos de 65, a recomendação é que o exame seja realizado a partir dos 2 anos.

Crianças obesas e com quadro de pressão alta, também deve fazer a dosagem aos 2 anos.

Nos siga no Google Notícias