ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Diante de polêmica, OAB vai se posicionar sobre "Lei da Mordaça"

Nyelder Rodrigues | 05/04/2016 20:32

A seccional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Mato Grosso do Sul vai analisar a constitucionalidade da polêmica "Lei da Mordaça", aprovada pela Câmara Municipal de Campo Grande e que impede que assuntos como política e religião sejam tratados pelos professores durante as aulas. O autor da lei foi o vereador Paulo Siufi (PMDB).

Nesta terça-feira (5), o presidente da Ordem, Mansour Karmouche, se reuniu com representantes de outras entidades de representação social, que pediram para a OAB se manifestar a respeito da constitucionalidade do projeto de lei em questão. Apesar de aprovada, a lei ainda precisa passar por sanção do prefeito Alcides Bernal (PP), que já criticou o projeto publicamente.

Embora se resguarde do direito de apresentar uma opinião sobre a "Lei da Mordaça", a OAB, explica Karmouche, vai ouvir todas as partes envolvidas para buscar um entendimento e emitir um posicionamento oficial da entidade sobre a questão. Uma deliberação junto ao Conselho Seccional deve ser realizada para definir as medidas que poderão ser tomadas.

"É justamente no ambiente escolar que discutimos questões como a de igualdade de gêneros. A partir do momento que tiram essa capacidade do professor, podemos criar cidadãos alienados em relação a assuntos tão importantes", avaliou a presidente do Comcevid (Comissão de Combate e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher), Carine Beatriz Giaretta, uma das participantes do encontro.

O vereador Eduardo Romero (Rede) também foi à reunião na OAB e ressaltou a importância da entidade se manifestar sobre a constitucionalidade do projeto. “A OAB é uma instituição que conhece todos os processos jurídicos, constitucionais e democráticos, daí a importância de uma análise critérios a respeito do PL em pauta. A Ordem representa a voz da democracia”, frisa.

Nos siga no Google Notícias