ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Diretora é exonerada após pedir ajuda dos pais para limpeza de escola

Adriano Fernandes | 26/05/2016 15:05
A diretora da escola de tempo integral Ana Lúcia de Oliveira Batista, no Paulo Coelho Machado foi informada da exoneração esta semana. (Foto: Marcos Ermínio)
A diretora da escola de tempo integral Ana Lúcia de Oliveira Batista, no Paulo Coelho Machado foi informada da exoneração esta semana. (Foto: Marcos Ermínio)

A diretora da escola de tempo integral Ana Lúcia de Oliveira Batista, no bairro Paulo Coelho Machado, Rosângela Ruas Chelote, de 68 anos, foi exonerada do cargo esta semana. A suspeita de alguns pais que pedem a permanência da professora, é que o motivo para a dispensa do cargo, seriam os bilhetes enviados aos pais dos alunos, em maio deste ano, solicitando auxilio na limpeza da escola.

De acordo com a estudante e presidente da APM (Associação de Pais e Mestres), Valéria Amorim, de 32 anos, a associação foi informada da exoneração na tarde desta terça-feira (24). Partiu de Valéria e a diretora, a iniciativa de pedir o auxilio dos pais para a limpeza, que está sem funcionários do setor, devido a paralisação dos servidores municipais, desde março.

“Na época a escola tinha apenas duas faxineiras. Então criamos um organograma para que o pais que se voluntariassem, soubessem dos horários previstos para que fossem limpas as salas, refeitório e corredores. Foi a única solução. Mas um pai não gostou da iniciativa e procurou o Campo Grande News”, comenta.

Ainda segundo Valéria, atualmente 4 funcionários cuidam da faxina da escola, sendo que duas delas foram encaminhadas pela Semed (Secretaria Municipal de Educação) depois da repercussão da história.

Os pais dos alunos acreitam que a exoneração foi motivada após a diretora, pedir auxilio dos pais na limpeza da escola. (Foto: Direto das Ruas)
Os pais dos alunos acreitam que a exoneração foi motivada após a diretora, pedir auxilio dos pais na limpeza da escola. (Foto: Direto das Ruas)

“O que mais tememos é que encaminhem outra pessoa que não entende o modelo de como a escola funciona. Dos projetos que foram criados lá, do quanto ela tratava bem todos os funcionários e os próprios pais. A Rosângela chamava todos os alunos pelo nome”, conta.

Nesta quarta-feira, a APM da escola procurou a Semed e tentou falar pessoalmente com o prefeito Alcides Bernal, pedindo a permanência de Rosângela, mas não obtiveram sucesso. “A única resposta que obtivemos é de que ela seria realocada para outra instituição e que talvez já haja até uma substituta para ela no cargo”, comenta.

Na tentativa de reverter a situação, uma manifestação em frente a escola, que fica na rua Pinus, no bairro está marcada para a próxima segunda-feira, dia 30 a partir das 07h30. “É uma forma de tentar chamar a atenção e tentar reverter a permanência dela, antes da publicação em diário oficial”, conta.

De acordo com o Valéria, desde que foi informada da noticia, Rosângela tem evitado contato. “ A ultima vez que a vi, nesta quarta-feira, ela já estava arrumando as coisas dela, aos prantos”, se queixa.

Entre os pais o sentimento de revolta, quanto a saída da diretora é a mesma. “É uma exoneração sem motivos. A Rosângela, em parceria com toda a coordenação pensava no que era melhor para os nossos filhos. Era uma ótima diretora, que se preocupava em achar soluções para melhor o ambiente escolar, a todo custo”, comenta a auxiliar administrativa Gislene Nates, de 28 anos. 

Sua filha, a Maria Fernanda de 7 anos é aluna na escola. “Ela, assim como todos os alunos, os pais e toda a comunidade da região, estão muito entristecidos com a situação”, conclui. Por meio da assessoria de imprensa, a prefeitura de Campo Grande informou que o motivo para a troca de diretores de qualquer uma das unidades da rede municipal de educação é administrativo e educacional.

Que parte de uma decisão dos gestores da pasta, após análise do cenário da unidade, ficha de trabalho do diretor e outros critérios. É preciso oxigenar a direção das escolas, dar novas oportunidades para profissionais e assim melhorar a educação oferecida aos alunos.

Matéria alterada às 16h15, para acréscimo de informações. 

Nos siga no Google Notícias