ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Doações para salvar Timóteo somam quase um mês de coleta no Hemosul

Luciana Brazil | 29/03/2014 14:25
Timoteo conseguiu reunir mais de 400 doadores (Foto: Divulgação)
Timoteo conseguiu reunir mais de 400 doadores (Foto: Divulgação)
Doadores fizeram fila para ajudar.
Doadores fizeram fila para ajudar.

Em poucas horas, a luta para o menino Timóteo, de 1 mês e 16 dias de vida, já reuniu cerca de 400 pessoas, na Igreja Batista, no bairro Coronel Antonino, em Campo Grande. Determinados, amigos e desconhecidos fazem fila para doar sangue. A ação teve início às 12 horas.

Segundo a família da criança, em apenas duas horas de ação as doações de sangue já alcançaram o que é coletado em quase um mês no hemocentro da Capital, o Hemosul.

Apenas um transplante de medula pode salvar a criança. Ele sofre da doença HLH (Linfohistiocitose Hemofagocítica). Nela o corpo agride o próprio sistema de defesa.

Em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a mesma ação de coleta está sendo feita na tarde de hoje. Já em Brasília e Dourados, cidades que também aderiram à corrente, o apelo é para que as doações sejam feitas no hemocentro.

“Começamos a corrente na segunda-feira (24). Na terça-feira, a procura era tão grande que resolvemos abrir uma fan Page, que hoje já tem mais de 4 mil curtidas. E foi por meio da internet que outras cidades começaram a nos procurar”, disse o amigo da família Jonatas Cazari, 25 anos, designer.

Em Porto Alegre, parentes da família deram o pontapé inicial à ação.

Jonatas explicou também que a divulgação teve início com os amigos da igreja, mas a solidariedade deu a outro rumo a história. “As pessoas começaram a curtir na página do Facebook e foi aumentando e hoje muitas pessoas que estão aqui não são nem da igreja”.

Pastor da Igreja Batista, o pai da criança, Diego Recena, 34 anos, espera aumentar as chances do filho, já que apenas pelo DNA, existente no sangue, é possível encontrar um doador de medula compatível.

Os que decidiram ajudar fazem um cadastro como doadores de medula e a doação de sangue. Os dados são inseridos no Cadastro Nacional. “Se não conseguirmos um doador para o Timóteo, com certeza vamos conseguir um doador para outra pessoa”, disse Jonatas.

Ele garante que a campanha vai continuar. “Hoje foi apenas a primeira ação. Vamos continuar na luta”.

Nos siga no Google Notícias