ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Doações superam a expectativa para a manhã do Dia do Doador de Sangue

Paula Vitorino | 25/11/2011 13:16
Doador aproveitou a data para voltar a contribuir com o estoque de sangue. (Foto: João Garrigó)
Doador aproveitou a data para voltar a contribuir com o estoque de sangue. (Foto: João Garrigó)

As doações de sangue nesta sexta-feira (25), Dia do Doador de Sangue, já superaram as expectativas do Hemosul. Até às 11h foram 152 doadores e a expectativa é de que até o final do dia as doações atinjam o limite de capacidade do Centro, de cerca de 300.

A participação em peso da comunidade é motivo de comemoração, já que o sangue coletado é distribuído pela Hemorrede do Estado e responsável por abastecer todos os hospitais privados e públicos, totalizando 85 locais.

Para o doador Manoel Correia, de 45 anos, a data serviu de incentivo para ir fazer sua doação de sangue. “Vi pela imprensa que hoje é comemorado o Dia do Doador e aproveitei para voltar a doar”, diz, depois de ter ficado 2 anos sem doar.

“Sempre é bom a gente ajudar, tem sempre alguém precisando, em algum lugar”, ensina.

O bancário Denis Fabiano Marquês, de 29 anos, também foi até o Hemosul motivado pela comemoração e afirma que são importantes mobilizações como essa para incentivar os doadores.

“Acaba chamando mais gente para vir. Em um dia normal, você não encontra toda essa gente aqui para doar”, diz.

Até quem ainda não tem idade para doar sem a autorização dos pais foi até o local para contribuir. A estudante Isabela Goulart, de 17 anos, aproveitou a data para doar e garantir boas notas na escola.

“Nosso professor de biologia fez uma campanha para a gente doar sangue e quem fizer a doação ganha um ponto na média”, diz a aluno da Escola Estadual Joaquim Murtinho.

A sua mãe assinou a autorização na hora para a doação e só não doou também porque já esgotou o limite de doações neste ano.

Quem pode doar - Para doar é simples, basta ir ao Hemosul e fazer o cadastro na hora. A pessoa tem que estar bem alimentada e saudável. É necessário ter entre 18 e 65 anos, mas adolescente entre 16 e 17 podem doar mediante a autorização dos pais.

O doador não pode ter feito maquiagem, tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses. A pessoa também não pode ter ingerido bebida nas últimas 12h e fumado nas últimas 2h. Algumas cirurgias também exigem um período de espera para a doação.

De acordo com a chefe do setor de doação, Sônia Palu, todas as exigências são necessárias para garantir a qualidade do sangue. Ela também ressalta que a doação não tem efeitos colaterais como emagrecer, engordar ou engrossar o sangue.

Segundo a Homerrede, o Estado conta com 2,5% da população como doadores de sangue e o ideal seria alcançar os 5%. “É muito importante datas como essa para valorizar o doador e despertar novos voluntários”, diz.

Em junho, período de frio, quando é comemorado o Dia Mundial do Doador, o número de doadores foi de apenas 35 pessoas durante a manhã.

Nos siga no Google Notícias