ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Doenças intestinais e riscos do aborto serão temas de palestras

Lidiane Kober | 31/07/2014 13:28

Amanhã (1), a partir das 19 horas, em Campo Grande serão ministradas palestras sobre “Distúrbios Motores em Gastroenterologia” e “Riscos do Aborto”. O evento será gratuito e aberto ao público em geral.

Maria do Carmo Passos Friche Pereira, que assume em novembro a presidência da Federação Brasileira de Gastroentereologia (FBG), falará sobre distúrbios motores nas chamadas Doenças Inflamatórias Intestinais (DII).

O assunto, inclusive, é tema da campanha da federação: “Seu intestino mudou?” A questão está em discussão para sensibilizar a população quanto à importância de ficar atenta aos primeiros sintomas de doenças que, se não tratadas corretamente, podem levar ao câncer de intestino.

De acordo com Didia Bismara Cury, do Grupo de Estudos de Doenças Inflamatórias Intestinais do Brasil e pesquisadora da Universidade de Harvard (EUA), a campanha é permanente, pois estudos mostram que a maioria da população tende a tratar distúrbios intestinais de maneira caseira ou “esperar passar” sem procurar um especialista.

“Nossas pesquisas revelam que 46% dos brasileiros preferem se automedicar em casos de dor abdominal; na diarreia frequente, 61% se automedicam ou tomam remédios caseiros, e mesmo quando há sangue nas fezes, 39% preferem esperar passar”, comentou a especialista.

Na palestra “Riscos do Aborto”, serão abordados os aspectos médicos e psicológicos do procedimento. “Muitas mulheres não sabem, mas a maioria das que se submete ao aborto, que no Brasil não é legalizado, corre riscos físicos e psicológicos como a síndrome do stress pós-traumático”, enfatizou o gastroenterologista Marcelo Cury.

Além das palestras, o evento, realizado na Clinica Scope, terá apresentações culturais com a Orquestra Infantil da Fundação Ueze Zahran, exposição com os artistas plásticos Liliane Gobbo e Ojeda e de origami com Elder Alves, além de encerramento com o grupo de dança árabe Litani. Mais informações pelo telefone (67) 3325-6040.

Nos siga no Google Notícias