ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Dos três pedidos de grevistas, pelo menos um deve ser aceito pela Prefeitura

Aliny Mary Dias e Kleber Clajus | 12/05/2014 11:11
Grevistas também pedem reajuste salarial de 10%, mas prefeitura oferece 8% (Foto: Marcos Ermínio)
Grevistas também pedem reajuste salarial de 10%, mas prefeitura oferece 8% (Foto: Marcos Ermínio)

Uma das três principais reivindicações dos trabalhadores de Ceinfs (Centro de Educação Infantil) da Capital, em greve desde o início do dia, deve ser aceita pela Prefeitura. A diminuição da jornada de trabalho de 8 para 6 horas é vista com “bons olhos” pelo prefeito Gilmar Olarte (PP).

Segundo o vereador Paulo Siufi (PMDB), as conversas entre os representantes dos trabalhadores e a Prefeitura, na manhã de hoje (12), teve avanços. “Houve uma boa abertura de conversa. O prefeito entende que é possível avançar nisso”, diz.

Também participaram da reunião os chefes da Seplanfic (Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Controle), Semad (Secretaria Municipal de Administração) e Segov (Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais). Além de Siufi, a discussão contou com o vereador Flávio Cesar (PTdoB).

O encontro só aconteceu depois de protestos dos trabalhadores. Centenas de grevistas se reuniram nas primeiras horas da manhã na Praça do Rádio Clube e seguiram em passeata até a Prefeitura da Capital.

Além da diminuição da jornada de trabalho, os grevistas pedem reajuste salarial 10% e licença-maternidade de seis meses. Sobre o reajuste, o que se tem de concreto até agora é uma proposta de 8% por parte da prefeitura. Em abril, o Governo do Estado reduziu de 8 para 6 horas a jornada de trabalho de profissionais da Setas (Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social).

Grevistas protestam em frente à prefeitura (Foto: Marcos Ermínio)
Grevistas protestam em frente à prefeitura (Foto: Marcos Ermínio)

Greve - Segundo o Senalba (Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional), a estimativa do sindicato é de que 80% das creches da Capital fecharam hoje.

Para confirmar o número, o sindicato promoveu uma espécie de chamada na Praça do Rádio, durante a assembleia, e confirmou o número de trabalhadores e representantes de Ceinfs presentes.

Uma nova reunião está marcada para as 17 horas de hoje entre o prefeito e os grevistas para nova discussão. A classe também promete uma mobilização amanhã (13) na Câmara Municipal da Capital.

Nos siga no Google Notícias