ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Doutor em direito vem à Capital palestrar sobre Anarquismo e justiça

Lidiane Kober | 30/06/2014 15:26

Autor de vários livros, doutor em sociologia e direito pela Universidade Federal Fluminense e com passagens por universidades mundo afora, Pietro Dellova está, nesta segunda-feira (30), em Campo Grande para ministrar palestra na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Ele vai falar sobre conceitos do Anarquismo e defenderá a tese de que uma sociedade justiça passa pelo sistema.

A palestra trará “uma abordagem dentro do movimento da Teoria Crítica, iniciada pelos Filósofos do Renascimento e que ganhou volume a partir da Escola de Frankfurt”. Nela, o Anarquismo é concebido, como ensina Noan Chomsky, como processo emancipatório, especialmente, no que respeita à criatividade e direito.

Dessa forma, “enquanto autogestão, solidariedade, cooperativismo, regramento horizontal, a Anarquia impõe um grau intenso de responsabilidade individual em face do social”, caminho, de acordo com a teoria, para uma sociedade justa.

“Uma sociedade justa é, antes de mais nada, emancipada e responsável, com uma profunda autogestão, solidariedade e cooperativismo”, destaca o resumo da palestra. “Anarquia e Direito não é, de modo algum, ausência de Direito, mas, um Direito que vai sendo construído no seio da sociedade, horizontalmente”, emenda.

O palestrante – Além de doutor e somar mestrados, Dellova é professor de Direito Civil, Processo Civil, Direitos Humanos e Literatura, desde 1990 em graduação e pós-graduação. Colabora regularmente com a Cadeira de História do Direito e Direito Romano da USP, ministrando a matéria de Direito Hebraico.

É autor de vários livros, entre os quais, “A morte do poeta nos penhascos” e membro do Gruppo Martin Buber, de Roma, bem como sócio dell’Associazione sócio-culturale Notre Napul’a Visionaire, Napoli.

Consultor em Direito nos Estados Unidos, Itália e América Latina. Coordenou Faculdades de Direito e Cursos de Pós-graduação, de 2002 a 2010. Atua, ainda, em Investigazioni Criminali, em Milano. Mantém o Blog Caffè Diritto Poesia. Palestrante nos Estados Unidos, Israel, Espanha, Colômbia, Brasil, Itália.

Serviço – Palestra a partir das 19h30, no no bloco do Curso de Direito da UFMS, em frente ao Teatro Glauce Rocha.

Nos siga no Google Notícias