ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Eleição de conselheiros tem filas longas e denúncias de boca de urna

Leonardo Rocha | 04/10/2015 16:25
Eleição tem denúncias de boca de urna e outras reclamações de eleitores (Foto: Gerson Walber)
Eleição tem denúncias de boca de urna e outras reclamações de eleitores (Foto: Gerson Walber)

A eleição para escolha de conselheiros tutelares em Campo Grande teve muitas denúncias de irregularidades, como boca de urna, entrega de santinhos e cartazes em locais de votação, mas de acordo com a organização, nenhuma foi comprovada. Também teve reclamações sobre as listas dos eleitores, com a falta de nomes e filas longas nas escolas.

Alguns eleitores reclamaram que em função das filas longas em algumas escolas da cidade, muitas pessoas desistiram de efetuar o voto. Outra reclamação foi sobre a ocorrência de boca de urna nos locais, com entrega de santinhos e cartazes colocados próximos aos colégios eleitorais.

Marcelo Barbosa, que concorre na eleição em Campo Grande, ressaltou que presenciou boca de urna na Escola Municipal Licurgo Oliveira Bastos, no bairro Vila Nasser. “Houve entrega de santinhos, conversa pedindo votos e até transporte de eleitores, avisei a Polícia Militar, mas eles não sabiam como proceder nestes casos”, disse ele.

O candidato também avisou os mesários para que constasse a denúncia em ata, porém também teve problemas. “Não tinha como fazer o registro, vou fazer uma reclamação formal para organização e também entrar com recurso”, disse ele.

Fiscalização - A presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Dalva Cise, ressaltou que todas as denúncias feitas foram apuradas pela organização, mas que não houve comprovação dos fatos. “Nós tivemos (denúncias) e fomos checar, encontramos cartazes que foram retirados, estamos com três promotores fazendo a fiscalização”, disse ela.

Dalva destacou que este grupo está percorrendo os locais de prova, para que todas as reclamações sejam apuradas. Sobre a falta de nomes nas listagem, diz que está se fazendo a devida orientação. “Muitas vezes existe confusão sobre o local da votação, mas os coordenadores estão ajudando e nós a disposição”, ponderou.

A presidente diz que a apuração dos votos deve começar por volta das 17h30, na Planurb. A eleição em Campo Grande tem 30 candidatos, para a escolha de 15 conselheiros, que vão atuar em cinco unidades. O pleito acontece em 30 escolas municipais da Capital.

Nos siga no Google Notícias