ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Em 13 dias, duas mortes colocam em xeque atendimento do Samu

Lidiane Kober | 19/03/2014 15:33
Família chorou pela morte da jovem de 18 anos (Foto: Cleber Gellio)
Família chorou pela morte da jovem de 18 anos (Foto: Cleber Gellio)

Em 13 dias, duas mortes em Campo Grande colocaram em xeque o atendimento do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). No primeiro caso, pais de menino que veio a óbito acusaram a equipe de recusar socorro. Hoje, colegas de sala da acadêmica Alana Cristina dos Santos, 18 anos, denunciaram demora no atendimento.

A aluna do curso de Arquitetura da Universidade Anhanguera/Uniderp passou mal e desmaiou na sala de aula, por volta das 8h30 desta quarta-feira (19). Ela morreu no local e o tempo de socorro gerou polêmica. Algumas testemunhas afirmam que a ambulância demorou meia-hora, enquanto outras pessoas disseram que o atendimento foi rápido.

A universidade informou que o procedimento de socorro à acadêmica foi tomado de imediato. O coordenador suplente do Samu, André Barros, disse que a ambulância chegou em 19 minutos até a jovem.

“Entre a ligação, a informação à equipe médica e a chegada à universidade gastamos 14 minutos, mas perdemos mais cinco minutos até localizar o bloco certo”, relatou. “Na comoção do momento, não pensaram na dificuldade de acesso e não tinha ninguém para sinalizar a localização exata”, completou.

Segundo ele, outro problema se deu pelo fato de a equipe chegar sem a ambulância avançada. “A notificação chegou como suposto desmaio”, explicou. “É preciso que a população saiba da necessidade de voltar a ligar quando perceber que se trata der uma parada cardíaca”, emendou.

Quando o Samu chegou à faculdade, um profissional da saúde já tentava reanimar a jovem. “Ele viu que era uma parada, deviam ter ligado de novo”, reformou Barros. “Mas, de forma geral, o tempo resposta à ocorrência foi compatível aos demais socorros”, acrescentou. "Provavelmente, no caso da jovem, foi ataque fulminante", concluiu.

Questionado se seria possível mudar o quadro e salvar Alana no caso de o atendimento avançado ter chegado com mais agilidade, o coordenador do Samu disse que tudo depende das “condições do coração”. “Quanto mais debilitado o coração, mais difícil de reverter, portanto, tudo isso precisa ser apurado”, disse. “Dizem, por exemplo, que a jovem já vinha de investigação, relatando fortes dores no peito”, completou.

Pai de menino morte acusou Samu de negar socorro à criança (Foto: Marcos Ermínio)
Pai de menino morte acusou Samu de negar socorro à criança (Foto: Marcos Ermínio)

Outras queixas – Na madrugada do dia 7 de março, o atendimento do Samu também gerou polêmica. A família do menino Heber Caio Romero, 8 anos, que morreu por conta de uma reação alérgica, acusou a equipe de negar socorro.

“Desesperada, a minha esposa acionou o Samu e explicou a situação da criança, mas eles disseram que o caso não era grave e por conta disso não podiam fazer o transporte”, contou o pai do garoto, Robson Silva Ribeiro, 38 anos. Na época, o secretário municipal de Saúde, Ivandro Correa Fonseca, prometeu abrir sindicância para apurar a morte do menino.

A manicure Ana Paula Sales, 35 anos, também levou um susto por conta do atendimento do Samu. Segundo ela, por volta das 20h30, um amigo, que a visitava, desmaiou e apresentou crise de convulsão. “Esperamos uma hora e o Samu não apareceu, então, pedimos ajuda a um vizinho para levá-lo até à Upa (Unidade de Pronto-Atendimento) do Bairro Coronel Antonino”, relatou.

Na hora que já estava no posto, uma funcionária do Samu ligou e ela informou que já havia buscado outro socorro. Ainda na Upa, foi diagnosticada parada cardíaca, mas o amigo de Ana Paula conseguiu escapar da morte.

Mais investigação – Da mesma forma que no caso da morte do menino Heber, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou, por meio da assessoria de imprensa, que fará levantamento sobre o socorro do Samu à acadêmica Alana. A apuração vai verificar itens como o horário da ligação e o tempo de socorro.

“Foi uma fatalidade”, avaliou o coordenador suplente do Samu. “Tentamos fazer o melhor possível”, completou sobre o caso de Alana. Indagado se falta estrutura ao órgão, ele disse que a nova administração da prefeitura irá discutir a situação. “Sempre pode melhorar”, finalizou.

Nos siga no Google Notícias