ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Em 3h de depoimento, adolescente que matou irmãos mostrou frieza

Elverson Cardozo | 10/04/2012 17:10

Jovem chegou a dizer que se os pais estivessem em casa também seriam mortos. Na noite anterior, revelou que jogou videogame com o irmão, a quem assassinou horas mais tarde

Adolescente encolhido dentro do carro ao deixar delegacia. Segundo as informações dos responsáveis pela investigação, ele se manteve frio durante todo o depoimento. (Foto: Minamar Júnior)
Adolescente encolhido dentro do carro ao deixar delegacia. Segundo as informações dos responsáveis pela investigação, ele se manteve frio durante todo o depoimento. (Foto: Minamar Júnior)

Na tarde desta terça-feira (10), durante o depoimento de três horas na Deaij (Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude), o adolescente que matou os irmãos Rodrigo e Walquíria no último fim de semana em Campo Grande, se mostrou frio, sem qualquer sentimento de culpa e disse não se arrepender do que fez.

Chegou a revelar que depois de assassinar o irmão de 19 anos ainda furtou a carteira dele, mochila e outros pertences pessoais. Na noite anterior ao assassinato, jogou videogame com Rodrigo dos Santos, a quem assassinou horas mais tarde.

Segundo a delegada Maria de Lourdes Cano, durante depoimento o estudante relembrou os acontecimentos com naturalidade e frieza. Disse, inclusive, que se os pais estivessem em casa, eles também seriam mortos.

“Eu perguntei para ele se ele me mataria e ele disse: Naquele momento eu mataria a senhora”, afirmou a delegada.

Crueldade - Em depoimento, o adolescente contou que primeiro verificou se os pais estavam em casa. Depois, foi ao quarto do irmão, mirou no coração do jovem e fez o disparo.

“Esse jovem matou friamente os dois irmãos, Rodrigo e Walquíria, sem dó ou piedade”, afirmou a delegada Maria de Lourdes. (Foto: Minamar Júnior)
“Esse jovem matou friamente os dois irmãos, Rodrigo e Walquíria, sem dó ou piedade”, afirmou a delegada Maria de Lourdes. (Foto: Minamar Júnior)

Walquíria ouviu o tiro e foi ver o que havia acontecido. Ao chegar à porta, recebeu um tiro na nuca. A jovem saiu correndo em direção ao quarto dos pais e, enquanto tentava chamá-los, foi atingida no tórax. Ela morreu no local.

O corpo da jovem foi arrastado até o fundo da residência, onde o adolescente também deixou a arma, dentro de uma churrasqueira.

Em seguida, ele voltou ao quarto do irmão que estava agonizando. Rodrigo dos Santos pediu ajuda e disse que já estava morrendo. Sem qualquer sentimento de culpa, o adolescente ainda furtou a carteira dele, uma mochila e outros pertences do rapaz e, sem socorrê-lo, deixou a casa.

Premeditado e sem motivo - Para a delegada Maria de Lourdes Cano, não há dúvidas. O crime foi premeditado e sem motivo. “Ele sustenta a situação de crueldade”, disse. “Esse jovem matou friamente os dois irmãos, Rodrigo e Walquíria, sem dó ou piedade”, acrescentou.

Adolescente deixou a Deaij por volta das 14h30. (Foto: Minamar Júnior)
Adolescente deixou a Deaij por volta das 14h30. (Foto: Minamar Júnior)

O garoto, explica a delegada, narrou tudo com naturalidade. “Ele não se importa com a situação”, relatou. Durante entrevista, disse que sempre foi bem tratado pelos pais adotivos, mas não suportava ser chamado a atenção.

A relação com Rodrigo era mais próxima do que com Walquíria. Com a jovem, tinha alguns desentendimentos, segundo a Polícia apurou. Para Maria de Lourdes, o garoto, além da punição, merece passar por uma avaliação psiquiátrica.

Investigação - No total, seis pessoas foram ouvidas nesta terça-feira (10), incluindo o pai e mãe do adolescente, que foi o último a prestar depoimento. A oitiva, segundo Maria de Lourdes, “trouxe elementos suficientes para concluir a investigação”.

Ao sair da delegacia, o estudante seguiu para a Promotoria de Justiça. Ele vai responder por duplo homicídio, qualificado por motivo torpe, fútil e vingança. Já o pai, o policial civil Paulo Vilar, vai responder por omissão de cautela.

Diferente do que vinha sendo noticiado, o jovem tem 15 anos e não 16. Fez aniversário no dia 13 de fevereiro.

Nos siga no Google Notícias