ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Em audiência que discute incentivo aos ciclistas, bicicletas são furtadas

Mariana Lopes | 22/05/2013 17:47

Acessórios como buzinas, lanternas, computador de bordo e retrovisores foram furtados de 10 bicicletas que estavam estacionadas na Câmara Municipal de Campo Grande, durante a audiência pública com o tema Ciclista Cidadão – Mobilidade Urbana, que foi realizada na noite de ontem (21).

Ao final da audiência, que acabou por volta das 22h30, os donos das bicicletas perceberam que haviam sido furtados. No evento reuniu aproximadamente 150 ciclistas. Todas as pessoas que foram prejudicadas registraram boletim de ocorrência na delegacia

Para o vereador Eduardo Romero (PT do B), que coordenou a audiência, o caso trata-se mais de um ato de vandalismo do que de furto. “Em todo caso, encaminhamos um ofício à Guarda Municipal e à Polícia Civil solicitando mais segurança e iluminação no prédio”, pondera o parlamentar.

Segundo o ciclista Bruno Miranda, que também participou da audiência, disse que no estacionamento da Câmara Municipal havia uma área reservada para deixar as bicicletas, porém sem paraciclo ou estrutura para prender os veículos.

“Mas fomos todos acalmados por guardas municipais que diziam que não havia necessidade nem de trancar os biciletas, pois eles seriam responsáveis pela segurança delas”, contou Bruno.

O ciclista denuncia ainda que ao final da audiência não havia guarda no local. “Eu tive parte de minha lanterna furtada, o marginal a quebrou e levou apenas um pedaço, ou seja, um equipamento inutilizado”, comenta Bruno.

Segundo Bruno, o vereador Eduardo Romero foi questionado sobre o ocorrido e disse que o sistema de câmeras estava funcionando e as imagens seriam analisadas.

Nilson Young, 42 anos, outro ciclista que testemunhou todo o ocorrido, alerta para um problema ainda mais grave, a segurança pública. Ele contou que até os pirulitos que estavam presos às bicicletas com um bilhete, em forma de homenagem aos ciclistas, também foram furtados.

“Isso mostra como estamos expostos à violência, e isso é um quadro geral da sociedade, se não somos poupados dentro de uma casa de leis, imaginem o risco que corremos nas rodovias, onde não há iluminação adequada”, alerta o ciclista. Em todo caso, ele também acredita em um ato de vandalismo.

A audiência pública discutiu com a comunidade e representantes de 60 entidades ligadas ao trânsito, educação, esporte e saúde a mobilidade urbana em Campo Grande, com foco no ciclista.

Nos siga no Google Notícias