ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Em bairro onde família foi feita refém, vizinhos criaram grupo pela segurança

Luana Rodrigues e Julia Kaifanny | 05/11/2016 09:45
Além do adesivo de "Vizinhos em alerta", maioria das casas no bairro tem cerca elétrica e câmera, como forma de garantir segurança. (Marina Pacheco)
Além do adesivo de "Vizinhos em alerta", maioria das casas no bairro tem cerca elétrica e câmera, como forma de garantir segurança. (Marina Pacheco)

No bairro onde assaltantes fizeram uma família refém na noite desta sexta-feira (04), insegurança não é novidade para os moradores. Com medo da criminalidade e cansados de esperar pela segurança pública, vizinhos da Vila Planalto criaram um grupo de whatsapp para que um olhasse pela segurança do outro.

No “Vizinhos em alerta”, criado há cerca de um ano, os moradores trocam mensagens sempre que percebem alguma movimentação estranha no bairro e se o caso é realmente sério, acionam a polícia. “É um jeito de se sentir menos sozinho, mais seguro diante da violência na nossa cidade”, conta a dona de casa, Jucilene Tobias.

Além do grupo no aplicativo, os vizinhos também criaram uma plaquinha, que identifica as casas “vigiadas”. Para os moradores, isso também inibe a ação de criminosos. “Mas acaba que nós cuidamos da casa de todo mundo, até de quem não tem plaquinha”, diz Jucilene.

No caso de ontem, o grupo não impediu que o crime fosse executado, mas foi um vizinho que resgatou a família que estava presa no quarto.

“Estava em casa, mas no telefone, ouvi um barulho de conversa, mas como sabia que eles estavam com visita, não me atentei. Então o outro vizinho, do outro lado, chamou a polícia, mas eles não vieram. Nesse meio tempo, os bandidos foram embora com o carro, e o vizinho foi até a casa, quebrou a porta de trás e tirou as vítimas do quarto”, contou o comerciante Roberto Assad, 49 anos, que mora ao lado da família assaltada.

Agressivos – A família foi feita refém quando saía de casa. Uma das vítimas, de 38 anos, contou que estava saindo de casa com a irmã de 49 anos, a filha de 18, e o filho de apenas dois anos, quando foram abordados por dois criminosos, sendo que um deles estava armado com revólver, aparentemente calibre 38.

A dupla anunciou assalto e obrigou todos a entrarem na casa, mas a criança ficou no carro. Após a mãe implorar, eles desceram o menino e colocaram todos num quarto da casa, enquanto vasculhavam outros cômodos.

De acordo com o boletim de ocorrência, as vítimas contaram que os criminosos eram muito agressivos. A todo momento um deles os ameaçava, apontando a arma para a cabeça de cada uma das vítimas.

Segundo a vítima, por cerca de 20 minutos, os criminosos reviraram a casa. Após recolherem dinheiro e celulares, os bandidos pegaram o carro da vítima, um Sandero preto, e fugiram.

Nos siga no Google Notícias