ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Em cinco anos, mais de 70 toneladas de drogas foram destruídas em MS

Francisco Júnior e Viviane Oliveira | 10/11/2011 12:15

Na manhã desta quinta-feira (10), mais uma incineração foi realizada pela secretaria, sendo um total de 11 toneladas de entorpecentes.

Este ano, foram incineradas 25 toneladas de droga. (Foto: Simão Nogueira)
Este ano, foram incineradas 25 toneladas de droga. (Foto: Simão Nogueira)

Dados da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) apontam que nos últimos cinco anos foram incineradas 70 toneladas de droga em Mato Grosso do Sul.

Na manhã desta quinta-feira (10), mais uma incineração foi realizada pela secretaria, sendo um total de 11 toneladas de entorpecentes. Destes 10,5 toneladas foram de maconha e haxixe, e 390 quilos de cocaína.

A incineração foi feita no frigorífico JBS Friboi, na saída para Sidrolândia, em Campo Grande.

Este ano, já foram incineradas 25 toneladas de drogas. A de hoje foi a segunda. A primeira aconteceu no mês de maio. Para a destruição de entorpecentes é necessário autorização da justiça.

Para Wantuir Jacini, titular da Sejusp, são os usuários que fazem a disseminação das drogas. “Ele nunca fuma sozinho e reúne grupo de amigos. É passado de uma pessoa para a outra até a chegar a dependência”, disse.

Segundo o secretário, a descriminalização das drogas também contribui para o aumento do tráfico. “Há sete anos, quando o usuário era pego com droga, os policiais o levava para delegacia e o delegado fazia a autuação, aplicava fiança e chamava os pais. Se fosse reincidente ele responderia criminalmente”.

Para ele, é necessária uma legislação mais punitiva. “Precisamos ter uma legislação que aja com pequenos traficantes e usuários. O congresso tem que assumir agora a responsabilidade de aumento da droga no país.

Conforme o secretário, a despenalização da droga não pode continuar.

Nos siga no Google Notícias