ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Em cortejo com 200 veículos, taxistas da Capital pedem mais segurança

Nadyenka Castro e Paula Vitorino | 27/08/2011 17:31

Corpo de Daniel Manoel Dudu foi levado do Aero Rancho para a saída de Cuiabá, onde foi enterrado

Taxistas atravessam a cidade em protesto pela morte de colega. (foto: Pedro Peralta)
Taxistas atravessam a cidade em protesto pela morte de colega. (foto: Pedro Peralta)
Cortejo do funeral de taxista morto. (foto: Pedro Peralta)
Cortejo do funeral de taxista morto. (foto: Pedro Peralta)

Familiares e colegas do taxista Daniel Manoel Dudu, de 50 anos, morto a tiros durante assalto na manhã dessa sexta-feira, em Campo Grande, participaram do cortejo e enterro do trabalhador.

Aproximadamente 200 veículos, a maioria táxi, saíram do Aero Rancho e foram até o cemitério do Cruzeiro, na saída para Cuiabá, onde houve o sepultamento. Todos os táxis estavam com fita de cor preta, simbolizando o luto, amarrada na antena, e durante o trajeto todos buzinavam.

O presidente da Associação dos Taxistas, José Carlos Átila, diz que o manifesto deste sábado tem por objetivo chamar atenção da população e das autoridades para a situação de risco que vive a categoria.

Segundo ele, será solicitada reunião com o comando da PM (Polícia Militar) para pedir que haja mais abordagens a táxis com passageiros, a fim de evitar mais assaltos e até morte, como foi o caso de Daniel.

Para José Carlos, os passageiros não ficarão constrangidos com a situação, pois saberão que a abordagem é para o bem deles.

Sobre as corridas após eventos, José Carlos diz que é necessário mais policiamento junto a pessoas que ficam do lado de fora das festas, pois, conforme ele, são elas que acabam envolvidas em crimes.

Ele diz que os taxistas vão para estes locais para aumentar a renda e também porque a população de bem precisa do serviço. Para evitar roubos após estes eventos, José Carlos sugere abordagens nos bairros.

José Carlos declarou ainda que tem incentivado o registro de ocorrências de roubos, pois, dessa forma, diz, a Polícia não poderá alegar que não há casos de violência contra a classe.

Assaltado - Além de Daniel Manoel, outros quatro taxistas foram assaltados após terem pego passageiros na saída do show que aconteceu na noite do dia 25, no Morenão. Um deles é Mário Jorge de Araújo, 46 anos, que há 22 trabalha no ramo.

Ele conta que rapazes solicitaram uma corrida que custou R$ 75 e ao chegarem no destino, todos saíram do veículo e fugiram.

Quando ia embora, quatro rapazes o abordaram e pediram uma corrida. Mário aceitou e no trajeto para o bairro Jardim das Nações, um dos passageiros pediu para urinar, desceu, voltou e anunciou o roubo.

Mário entregou o pouco dinheiro que tinha e os bandidos fugiram. Para ele, o desfecho do assalto “depende do assaltante e do taxista” e no caso dele, ele diz que soube manter a calma.

André Luís Delaroli, 43 anos, e há 18 trabalhando como taxista, fala que a morte de Daniel Manoel “não foi o primeiro caso nem vai ser o último. É preciso providência imediata”.

O caso- Daniel Dudu morreu na Santa Casa de Campo Grande, para onde havia sido transferido após ter sido ferido com dois tiros na cabeça. O crime aconteceu por volta das 6h, no Jardim Nascente do Segredo.

Uma adolescente, que seria uma das passageiras no momento da ocorrência, foi apreendida pela Polícia Militar e depois de ouvida encaminhada a uma UNEI (Unidade Educacional de Internação).

Ela contou à Policia que estaria acompanhada do namorado Wesley Oliveira do Santos, de 18 anos, quando resolveram voltar de taxi para casa após a saída do show. A corrida teria ficado em R$ 60,00, mas nem a menor nem o namorado teriam dinheiro para pagar.

Wesley, então, teria dito que pegaria o dinheiro em casa, quando iniciou uma discussão com o taxista. Logo após, o namorado teria atirado em Daniel Dudu, acertando dois disparos na cabeça do taxista. Wesley ainda não foi localizado.

Funeral de taxista morto por passageiro. (Foto: Pedro Peralta)
Funeral de taxista morto por passageiro. (Foto: Pedro Peralta)
Nos siga no Google Notícias