ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Em dia da saúde, iniciativa oferece checkup e reforço aos hábitos saudáveis

Fernando da Mata e Francisco Júnior | 04/04/2012 10:53
Aferição de pressão foi um dos serviços oferecidos (Foto: Francisco Júnior)
Aferição de pressão foi um dos serviços oferecidos (Foto: Francisco Júnior)

Quem deseja ter uma vida mais saudável, precisa monitorar frequentemente o desempenho do corpo humano e, muitas vezes, mudar de hábitos. Parte da população de Campo Grande aproveitou para fazer isso na manhã desta quarta-feira (4).

A travessa José Bacha, próximo ao Mercadão Municipal, foi fechada e virou um centro de saúde a céu aberto com várias tendas. Dentre os serviços, estão aferição da pressão arterial, avaliação do IMC (Índice de Massa Corporal), aulas de dança e alongamento, orientação nutricional e orientação de atividades físicas.

A aposentada Terezinha Fernandes, 72 anos, aproveitou para dar uma checada na saúde. “Fiz aferição de pressão e recebi dicas nutricionais e sobre diabetes”.

Para a aposentada Neide Magalhães, 75 anos, cuidar da saúde não deve ficar restrita a um dia. “Esse tipo de ação tem que ser feita com mais frequência, já que traz informação e benefícios para a saúde”.

As atividades organizadas pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) integram as comemorações do Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física. O tema deste ano é “A boa saúde acrescenta vida aos anos”.

Coordenadora do evento, a gerente técnica de atividades físicas da Sesau, Enelita Mazon, destacou que a iniciativa conscientiza as pessoas na mudança de hábitos.

“Objetivo é ter uma vida mais saudável, sem sedentarismo, com práticas de atividades físicas, redução do consumo de álcool e do cigarro.”

O evento envolveu cerca de 70 pessoas, mas a Sesau reforça que a iniciativa já existe nas unidades básicas de saúde da cidade. Segundo a secretaria, 45 postos de saúde contam com professores de educação física.

O secretário municipal de saúde, Leandro Mazina, reforçou a importância da conscientização da população. “Hábitos saudáveis evitam problemas futuros como obesidade, diabetes e doenças do coração.”

Normalmente, o Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril, que marca o aniversário da fundação da OMS (Organização Mundial de Saúde), em 1948. A cada ano, um tema é selecionado para esta data que busca estimular uma reflexão sobre o tipo de sociedade que se deseja criar e sobre as políticas e ações necessárias para promover um envelhecimento saudável da população.

Todo dia 6 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física. O tema central deste ano é “Juntos para uma vida ativa e feliz.”

Nos siga no Google Notícias