ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Em greve há 49 dias, peritos ameaçam parar 100% contra corte de ponto

Flávia Lima | 22/10/2015 14:36
Lindalva Morais esperava conseguir atendimento e agência. (Foto:Gerson Walber)
Lindalva Morais esperava conseguir atendimento e agência. (Foto:Gerson Walber)
Cleber dos Santos não conseguiu atendimento e precisou reagendar a perícia para novembro. (Foto:Gerson Walber)
Cleber dos Santos não conseguiu atendimento e precisou reagendar a perícia para novembro. (Foto:Gerson Walber)

A greve dos peritos do INSS já completa 49 dias e o atendimento ao público, que até o momento vem sendo realizado através da escala obrigatória de 30%, pode ser suspenso em sua totalidade. Isso porque o governo federal está ameaçando cortar o ponto dos grevistas, segundo informações do delegado das Associação de Peritos de Mato Grosso do Sul, George Martins.

Ele ressalta que a lista prévia de ponto foi divulgada esta semana, com os valores de salário reduzidos. "Só teremos certeza se os dias parados serão descontados após o próximo feriado, no dia 3 de novembro, quando recebemos", explica.

George diz que, caso o corte seja comprovado, a categoria fará uma assembleia para decidir se continua atendendo em escala mínima exigida pela Justiça. "Estou ansioso para saber o que vai acontecer. Há a possibilidade de suspender totalmente o trabalho", diz.

O perito disse que nesta quinta-feira a direção nacional do INSS está reunida com o ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rosseto, para tentar uma nova negociação. "Só tivemos um encontro para discutir sobre a reivindicações. Esperamos que algo seja definido hoje", destaca.

Com a greve, os atendimentos dos benefícios para portadores de deficiência e auxílio doença continuam parados. Ele explicou que, apesar dos agendamentos continuarem sendo feitos, nem sempre o segurado consegue atendimento, já que os 30% obrigatórios se referem ao estado todo e não apenas a Capital.

"Pode acontecer de não ter médico em uma agência, mas em outra com certeza tem. Campo Grande não está totalmente sem o serviço", afirma. Ocorre que a agilidade do trabalho é menor devido ao número reduzido dos profissionais.

"O INSS não fecha a genda dos médicos mesmo na greve, por isso algumas pessoas não conseguem o atendimento", ressalta. Cerca de 75% dos atendimentos realizados nas agências são referentes às perícias.

Essa redução no número de profissionais deixou receosa a trabalhadora rural Lindalva de Lima Morais, que esperava passar pelo médico no início da tarde desta quinta-feira (22), na agência Pantanal, na Rua Anhanduí. Com três recusas de aposentadoria, ela diz que a perícia é a única esperança de conseguir o benefício, já que seu estado de saúde se agravou nos últimos três anos.

Ela conta que tem um problema na coluna há mais de cinco anos, mas sempre teve o benefício negado. "Agora minha situação piorou. Estou com um espaçamento entre as vértebras e sinto dores muito fortes", revela Lindalva, que há três anos sobrevive com a ajuda do filho e dos trabalhos como manicure, que assume quando não sente a fortes dores.

Já o montador de pré-moldados Cleber Luis dos Santos não conseguiu o atendimento, que foi remarcado para dia 27 de novembro. Ele sofreu uma queda na empresa onde trabalha, o que ocxasionou lesões em sua coluna. Afastado do trabalho desde o dia 3 de setembro, ele diz estar preocupado com a demora do fim da paralisação. "O médico recomendou três meses de afastamento. Além de ficar sem salário, corro o risco de não ter o benefício também", diz.

Nos siga no Google Notícias