ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Em manifesto, grupo questiona falta de debate sobre "lei da mordaça"

Luana Rodrigues | 03/04/2016 18:11
Manifesto reuniu pelo menos 100 pessoas na praça do Rádio Clube. (Foto: Alan Nantes)
Manifesto reuniu pelo menos 100 pessoas na praça do Rádio Clube. (Foto: Alan Nantes)
Professora há 21 anos, Ermelinda Bertuol, considera o projeto de lei uma censura a sua atuação. (Foto: Alan Nantes)
Professora há 21 anos, Ermelinda Bertuol, considera o projeto de lei uma censura a sua atuação. (Foto: Alan Nantes)
Auisdy Castro Santos, 51 anos, diz que o projeto é um retrocesso. (Foto: Alan Nantes)
Auisdy Castro Santos, 51 anos, diz que o projeto é um retrocesso. (Foto: Alan Nantes)
Sociólogo Paulo Cabral se diz indignado com texto do projeto. (Foto: Alan Nantes)
Sociólogo Paulo Cabral se diz indignado com texto do projeto. (Foto: Alan Nantes)

Pelo menos 100 pessoas participaram do protesto, realizado na Praça do Rádio Clube, contra a lei que proíbe o tratamento de conteúdos principalmente sobre a ideologia de gêneros nas escolas de Campo Grande. Em uma “roda de debates”, manifestantes questionaram a falta de discussão sobre o projeto de lei, antes que ele fosse levado à votação.

“Tem audiência pública pra tudo, reunião para tudo e, nesse caso, não houve nada disso. Não recebemos nenhum chamado para discutir esse projeto que é um retrocesso”, afirmou o presidente da ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública), Lucílio Nobre.

Lucílio deu início a “roda de debate” que se formou na praça, durante o manifesto. Um microfone foi disponibilizado para quem quisesse opinar sobre o que deve ser feito para que o prefeito Alcides Bernal(PP) vete o projeto.

Professora há 21 anos, Ermelinda Bertuol, considera o projeto de lei uma censura a sua atuação. “Como educadora, me sinto tolhida, desrespeitada com esse projeto. Se isso fosse em 1964, até que seria admissível, mas em pleno século 21, em 2016, alguém censurar a atividade de um professor dessa forma é no mínimo constrangedor e humilhante”, disse.

Com o mesmo tempo de profissão, Auisdy Castro Santos, 51 anos, não pensa de maneira diferente da colega. A professora reforça a afirmação de que o projeto é um retrocesso e que restringe a atividade do professor dentro da sala de aula. “Além de professora, sou formadora de professores, como é que vou dizer para os meus alunos que eles não podem tratar sobre assuntos que sempre foram mitos da educação e que só agora estão sendo desmitificados? Não se pode falar somente aquilo que o Estado quer, porque quando falamos só o que o Estado quer, formamos alunos alienados e isso é inadmissível”, considera.

Paulo Cabral, reconhecido em Campo Grande pelo trabalho como sociólogo, participou da manifestação e também questionou a falta de um debate com a categoria envolvida, antes da construção do texto do projeto. “Além de ser inconstitucional, o projeto foi feito na calada da noite. Não foi colocado em discussão, em debate com a comunidade. Estou indignado com o texto do projeto e com a forma como querem aprová-lo, porque antes de eles tentarem estabelecer regras para o professor trabalhar, deveriam estabelecer regras para que eles mesmo trabalhem de maneira honesta”, acredita.

Durante o ato, os manifestantes foram convidados a participarem de uma reunião que será realizada na ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública), nesta segunda-feira (04), às 18h. Segundo o presidente da ACP, nesta reunião será produzido um documento de repúdio ao projeto de lei, que posteriormente será encaminhado a Câmara Municipal e a Prefeitura.

Outro lado - Em entrevista ao Campo Grande News, o autor do projeto, vereador Paulo Siufi (PMDB), disse que decisões ideológicas devem ser tomadas pela família e não aos professores. "Cabe aos professores ensinar matemática, português, ciências. A educação sexual e a religião deve ser ensinada pelos pais. Esses temas não devem ser discutidos em sala de aula por professores e pessoas que acham que entendem do assunto", afirmou o vereador.

Siufi ainda enfatizou que recebeu parabenização de diversas pessoas pelo projeto. "O projeto recebeu crítica de pessoas ligadas ao movimento LGBT. As pessoas que respeitam a família deram apoio."

Quanto ao ensino religioso, o vereador afirmou não ter restrição quanto a realização de orações dentro das escolas. "Não existe proibição ou restrição quanto a realização de orações dentro da escola. O Pai Nosso é uma oração universal, e ninguém está se posicionando contra a religião e a família", declarou.

Nos siga no Google Notícias