ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Em meio a greve, acadêmicos da UFMS fazem manifestação

Luciana Brazil | 03/07/2012 18:01
Acadêmicos protestam com faixas na avenida Afonso Pena. (Fotos:Simão Nogueira)
Acadêmicos protestam com faixas na avenida Afonso Pena. (Fotos:Simão Nogueira)

Acadêmicos da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) realizaram hoje manifestação no centro de Campo Grande contra a precariedade do ensino na universidade, além dos problemas da educação pública em todo país.

Divididos em grupos, os universitários se mobilizaram em várias pontos da avenida Afonso Pena, além de se reunirem em ônibus que faziam o trajeto entre a UFMS e o centro da cidade.

Com palavras de ordem, faixas e cartazes, os alunos reclamaram da falta de diálogo com a reitoria da universidade e também com o governo federal. Em greve desde o dia 20 de junho, mais de 90% das universidades federais estão sem aulas.

“A população precisa estar a par da situação, de tudo que está acontecendo. Queremos a melhora no ensino, em todos os âmbitos da educação”, disse o estudante de medicina Felipe Baltazar, 19 anos.

Segundo os acadêmicos a reitoria não abre espaço para diálogo com os estudantes. "De forma um pouco exagerada, nós dissemos que estamos em um regime ditatorial", afirmou o acadêmico de econômia, Renan Araújo, 19 anos.

Estudantes se mobilizam a favor da educação pública no estado.
Estudantes se mobilizam a favor da educação pública no estado.

O acadêmico lembrou também que o problema precisa ser discutido com a sociedade. “Não pode ficar só com os estudantes, todos precisam estar envolvidos. Precisamos tornar público o que acontece nas universidades e que as pessoas fortaleçam e façam parte dessa luta”.

Os jovens afirmaram também que a mobilização é pacífica. “O protesto não é sinônimo de violência”, completou Renan. Cerca de 50 pessoas participaram da mobilização de hoje, entre alunos dos cursos de psicologia, história, veterinária, artes, ciências sociais e medicina.

Um ato unificado de professores, técnicos e estudantes será realizado amanhã, a partir das 9 horas, na rua Barão do Rio Branco, entre as ruas 13 de Maio e a 14 de Julho.

Os manifestantes irão protestar também contra a baixa remuneração e contra mal estado de conservação das salas e equipamentos.

Nos siga no Google Notícias