ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Em "parceria" da Polícia Civil com shopping, megaoperação prendeu 7

Michel Faustino e Filipe Prado | 14/12/2015 17:47
33 pessoas, entre adolescentes e adultos, foram encaminhadas para a delegacia. (Foto: Marcos Ermínio)
33 pessoas, entre adolescentes e adultos, foram encaminhadas para a delegacia. (Foto: Marcos Ermínio)
Delegada Rozeman disse que operação foi feita com base em denúncias da população. (Foto: Fernando Antunes)
Delegada Rozeman disse que operação foi feita com base em denúncias da população. (Foto: Fernando Antunes)

A megaoperação da Polícia Civil, batizada como Operação de Domingo, feita por seis delegacias ontem (13) na região do Shopping Campo Grande, reuniu 250 policiais, abordou cerca de 2 mil pessoas e prendeu apenas sete em flagrante acusadas de vender drogas e bebidas alcoólicas para menores. Ao todo, 33 pessoas, entre adolescentes e adultos, foram encaminhadas para a delegacia por estarem sem documentos e posteriormente liberadas. Em nota, a direção do shopping afirmou que a ação realizada em parceria com órgãos de segurança  teve o objetivo de manter o conforto e segurança de seus visitantes, lojistas e colaboradores.

A delegada RozemanGeise Rodrigues de Paula, da Deaij (Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude), declarou em entrevista coletiva realizada na tarde de hoje (14) na Acadepol (Academia da Policia Civil de Mato Grosso do Sul), que a operação é resultado de um levantamento que durou cerca de 30 dias, feito com base em denúncias de uso de drogas e ocorrência de outros fatos ilícitos ocorridos na região do Shopping Campo Grande e Altos da Afonso Pena, mas especificamente na Praça das Águas, onde adolescentes estariam fazendo o uso de drogas e até se prostituindo.

Conforme a delegada, na operação, cerca de 2 mil pessoas foram abordadas, sendo que 33, entre adolescentes e adultos, foram encaminhadas para as delegacias. Sete pessoas e dois adolescente foram presos em flagrante por trafico de drogas e vender bebidas alcoólicas à menores. Com eles, foram apreendidas 30 porções de drogas, entre maconha e pasta base de cocaína.

O diretor do DPE (Departamento de Policia Especializada), delegado Adriano Garcia Geraldo, explicou que a ordem era abordar todos, sem distinção, sendo que o alvo principal era adolescentes de 12 a 16 anos. O delegado ressalta que os policiais faziam a abordagem e verificavam se a pessoa portava documento e fazia uma breve entrevista. Segundo ele, a ação teve acompanhamento de integrantes do Conselho Tutelar Norte.

Os adolescentes que estavam sem documentos e ou por algum motivo não conseguiram contato com a família foram encaminhados para a delegacia.

A conselheira Ana Paula Costa Morilhas, que participou da ação junto com os policiais, disse que 70% dos pais que foram buscar seus filhos nas delegacias não sabiam que eles estavam no entorno do Shopping e sim, disseram a eles que estavam na igreja.

Ela afirmou que não existiu nenhuma situação vexatória e nem ação truculenta por parte dos policiais. A conselheira considerou a ação "pedagógica".

Participaram também da coletiva os delegados Aline Sinott, da Deaij, Gomides Ferreira, e Fernando Nogueira, diretor do SIG (Setor de Investigações Gerais).

A operação reuniu 250 policiais de várias delegacias da Capital. (Foto: Marcos Ermínio)
A operação reuniu 250 policiais de várias delegacias da Capital. (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias