ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Em protesto, 100 médicos especialistas vão às ruas consultar população

Graziela Rezende | 31/07/2013 11:59

Pediatras, ortopedistas, cardiologistas, neurologistas, clínicos gerais e até uma especialista em câncer bucal, abdicaram dos plantões nos hospitais e clínicas da Capital para atender à população, durante um protesto realizado na manhã desta quarta-feira (31), na Praça Ary Coelho, em Campo Grande. Após o atendimento, no qual a pessoa recebe orientações e em alguns casos o encaminhamento médico, a intenção é falar sobre as reivindicações da categoria.

O protesto, que ocorre em conjunto com as ações da Fenan (Federação Nacional dos Médicos), em diversas capitais brasileiras, pretende pedir a validação dos médicos estrangeiros para atuarem no Brasil, bem como o veto ao ato médico, que exige a permanência do profissional por mais dois anos no SUS (Sistema Único de Saúde).

“Estas paralisações ocorrem principalmente pela medida do governo federal nos últimos meses, com relação a área da saúde. É uma ação voluntária, que ocorrerá até às 16h e conta com 50 a 100 profissionais por turno. Os atendimentos médicos de urgência e emergência continuam ocorrendo, tanto que deixamos essa ação ser voluntária”, afirma Marco Antônio Leite, presidente do Sinmed/MS (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul).

"Acho muito válido o movimento, porque os baixos salários pagos para os médicos, por parte da prefeitura e governo estadual, só poderia dar nisso. Eles precisam de condição para trabalhar e são os principais que não podem faltar", diz o aposentado Ariovaldo Correa, 61 anos.

No local ainda estão sendo recolhidos agasalhos para serem doados a pessoas carentes.

Nos siga no Google Notícias