ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Em resposta ao Ministério Público, secretário diz que atendimento deve melhorar

Fernanda Mathias e Guilherme Henri | 06/06/2016 10:59
Secretário disse que prioridade agora é atender bem e diminuir mortes. (Foto: Fernando Antunes)
Secretário disse que prioridade agora é atender bem e diminuir mortes. (Foto: Fernando Antunes)

Chega ao fim o prazo de 10 dias que o MPE (Ministério Público Estadual) deu às secretarias estadual e municipal de Saúde para que expliquem as ações desenvolvidas para combater a circulação do vírus H1N1. A recomendação foi dada no último dia 25, com prazo de 10 dias para que o poder público apresente as medidas que foram adotadas.

Nesta manhã o secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares, disse ao Campo Grande News, durante ações da Caravana da Saúde no Hospital Regional Rosa Pedrossian, que está em contato tanto com o MPE quanto com o MPF (Ministério Público Federal) e que, embora entenda a importância da vacina, é cientificamente comprovado que o atendimento eficiente nas primeiras 48 elimina 90% das chances de óbito. Tavares lembrou que mais significativo que o número de notificações de casos confirmados, é o aumento de mortes.

“O que precisa ser feito é priorizar o atendimento, recapacitar os profissionais para diagnóstico já na fila para que a pessoa que chegar apresentando sintomas mais graves que podem levar à suspeita sobre gripe, seja levada de imediata para atendimento médico”.

Até agora, conforme o último relatório, divulgado quarta-feira (01) morreram 32 pessoas por conta da doença, tornando 2016 como o ano com maior número de óbitos confirmados desde 2009, quando o vírus da gripe foi detectado pela primeira vez em uma epidemia no México.

Nos siga no Google Notícias