ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Em um mês, demanda por vagas em creche e escola da Capital sobe 109%

Fernanda Mathias | 07/07/2016 10:36
A cada mutirão, mais famílias procuram ajuda da Defensoria para conseguir vagas em creches e escolas; no dia 04 de junho foram 143 atendimentos e para amanhã foram agendados 300 (Foto:Divulgação/Defensoria Pública)
A cada mutirão, mais famílias procuram ajuda da Defensoria para conseguir vagas em creches e escolas; no dia 04 de junho foram 143 atendimentos e para amanhã foram agendados 300 (Foto:Divulgação/Defensoria Pública)

A Defensoria Pública faz nesta sexta-feira, 08, mutirão para desafogar centenas de pedidos por vagas em escolas e creches na Capital, uma demanda que em apenas um mês cresceu 109%. O atendimento excepcional será para 300 famílias que agendaram previamente, quando no mutirão anterior, em 04 de junho, foram 143 atendimentos. As portas abrem às 6h30 e o atendimento começa às 7h30.

O crescimento é contínuo, em abril foram 105 famílias atendidas e no primeiro mutirão, de março, 68, o que significa, em quatro meses uma disparada de 341% na procura por intervenção da Defensoria Pública para conseguir uma vaga em creche e escola, em Campo Grande.

Direito básico – A defensora pública Regina Célia Rodrigues Magro, da 3ª Defensoria Pública de Fazenda Pública explica que a demanda por vagas na educação infantil é uma das maiores, assim como os atendimentos relacionados à área de saúde.

“Toda criança tem direito de freqüentar a educação infantil. Embora não seja obrigatório antes dos 04 anos, a Constituição, de 1988, garante o direito à creche independente de qualquer fator, como classe social. Se a pessoa tem uma condição remediada isso não a exclui do direito de ingressar na escola pública, desde a creche até o ensino superior”, pontua.

Segundo a defensora, dada a garantia constitucional, há êxito em 100% dos casos. Os ofícios são expedidos no local e a própria mãe pode levar até a creche. Os mandados de segurança tramitam nas Varas de Registro Público.

Nos siga no Google Notícias